Salvador promove cultura afro-baiana e turismo sustentável em evento na Espanha

 

Mariano Jabonero, secretário geral da OEI, e Pedro Tourinho, secretário de Cultura e Turismo de Salvador

Casa de América, em Madrid, na Espanha, recebe, nesta sexta-feira (1º), o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, em uma agenda internacional com enfoque no desenvolvimento cultural da capital afro das Américas, Salvador. Intitulada "Salvador da Bahia: Primeira Capital da América Colonial à Capital Afro das Americas”, o evento é fruto da parceria da Prefeitura de Salvador com a Organização dos Estados Íberoamericanos (OEI), instituição de cooperação internacional entre países de língua espanhola e portuguesa. 

encontroespanha2
No evento, será exposta a estratégia de Salvador para a preservação do Patrimônio Cultural material e imaterial, destacando a herança afro-brasileira da cidade e os esforços de revitalização do centro histórico como meio de reimaginar o espaço urbano através da cultura.


Segundo o titular da Secult, a abordagem que a gestão municipal tem com a cultura da cidade serve de exemplo não só a nível nacional, mas para todo o mundo. “A perspectiva decolonial com que estamos trabalhando a cultura de Salvador vem se tornando um exemplo para todo o mundo. É pauta urgente e assunto de interesse global. Estar na Espanha compartilhando nossas experiências com países ibéricos é nosso dever, e motivo de muita alegria para todos nós”, afirma o secretário.

De acordo com ele, Salvador está na vanguarda do turismo sustentável, realizando investimentos significativos na cultura como motor de desenvolvimento econômico e social, promovendo ao mesmo tempo a inclusão e o bem-estar de sua população. O que reflete o compromisso com um desenvolvimento que respeite tanto o meio ambiente quanto as comunidades locais.

A Casa de América é um consórcio público formado pelo Ministério de Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação, pela Comunidade de Madrid e pela Prefeitura de Madrid. Com sede no Palácio de Linares, tradicional ponto turístico da cidade, a Casa de América tem o objetivo de estreitar relações entre a Espanha e o continente americano, em especial, a América Latina (AL) e o Caribe e busca a difusão das atividades culturais, sociais, políticas e econômicas da AL em Madrid.


* Publicado por Naiana Ribeiro. Fotos: Divulgação/OEI e Divulgação.

Fonte: Alô Alô Bahia

Comentários