Executivo de futebol do Vitória, Ítalo Rodrigues projeta próxima temporada: "Já tem contratações engatilhadas"

 

Foto: Bianca Jesus / Bahia Notícias

Nesta terça-feira (28), o executivo de futebol do Vitória, Ítalo Rodrigues, foi o convidado do programa BN na Bola, da rádio Salvador FM.Durante o bate-papo, Ítalo comentou sobre a montagem do elenco do Leão para a próxima. Segundo o dirigente, “já têm contratações engatilhadas” e o momento é de aproveitar o mercado a favor do Vitória.

 

"Têm contratações já engatilhadas, não finalizadas, mas engatilhadas têm sim. Algumas negociações já estão abertas. A gente torce para que elas se concretizem. Hoje, eu entendo que é mais um momento de aproveitar o mercado ao seu favor. Não adianta ir com muita sede ao pote, porque o mercado está aquecido, então, o jogador está valorizado, ou o clube não quer liberar de graça, mas, com o passar do tempo, isso vai mudando. Hoje, a gente busca aproveitar a oportunidade. É uma guerra de nervos e é preciso ter muita calma e convicção. Eu espero que o homem lá de cima abençoe as nossas decisões", comentou o executivo de futebol do Vitória.

 

O executivo de futebol rubro-negro também falou sobre a ideia de iniciar 2024 com uma base de “70% ou 80%” do grupo que irá disputar a Série A do Campeonato Brasileiro.

 

“A ideia é iniciar com uma boa base, ou 70%, 80% do que a gente entende que vai ser nosso time no Campeonato Brasileiro. A janela do meio do ano ficou muito longa, quando a montagem de todos os times se dá nos primeiros meses, mas a gente não tem que reclamar, nem procurar desculpa, é se adaptar. De uns anos para cá, o calendário da CBF já melhorou muito, permitindo um jogo mais intenso e qualificado. Acredito que a gente vá chegar num cenário ideal, apesar de entender que ainda falta muito", explicou o profissional rubro-negro.

 

Executivo de futebol do Vitória, Ítalo Rodrigues foi o convidado desta terça-feira (28) do programa BN na Bola, da Salvador FM | Foto: Bianca Jesus / Bahia Notícias

 

Na entrevista, Ítalo Rodrigues falou sobre a possibilidade do Vitória explorar negócios fora do Brasil. O dirigente disse que gosta do mercado sul-americano e que o Vitória está estruturando a área de

 scouting (processo de observação e análise que tem como objetivo a recolha do máximo de informações de jogadores). Dessa forma, o rubro-negro poderá melhor monitorar as oportunidades do mercado.

 

"Eu gosto demais do mercado sul-americano. Já trabalhei fora. Mesmo antes de trabalhar, já me acompanhava. Cada país tem a sua particularidade. O que eu não gosto é de atleta estrangeiro caro. Todo atleta estrangeiro, tem um grau alto de aposta, porque ele tem que se adaptar. Os atletas que a gente quer trazer de fora são os que já atuaram no Brasil. A gente quer trazer um perfil de virar ativo, atletas mais jovens, com um custo benefício muito bom pro Vitória. A gente está estruturando o departamento de futebol para monitorar muito melhor. A gente tem como lema, dentro da área de scouting, que a gente precisa achar o atleta de 100 que vale 300, porque o mercado é isso. O atleta que ganha 600, ele já ganhou 150, 200. O atleta que ganha 200, às vezes, ganha joga tanto quanto o de 600, mas ele não teve a mesma oportunidade, não vestiu a mesma camisa. Não esperem de mim grandes apostas em grandes nomes, que a gente não tenha convicção que vai entregar. Podem vir grandes nomes desde que se tenha convicção que eles vão entregar dentro de campo. Muitas vezes, internamente, a gente brinca que é o jogador que enche o aeroporto e esvazia os cofres. Esses aí a gente tem que ter cuidado”, disse Ítalo Rodrigues.

 

Ainda dentro do planejamento para 2024, Ítalo revelou que a diretoria do Vitória está fazendo um estudo dos times que subiram e se mantiveram na Série A nos últimos cinco anos.

 

"A gente fez um estudo dos últimos cinco anos, dos quatro times que subiram e que se mantiveram na Série A. Quais as similaridades desse grupo, quanto foi investido etc… A gente está se pautando por esse estudo? Sim e não. É mais um dado que vai ajudar a gente. O que pauta a gente pro ano que vem é que seja um time competitivo. A gente quer um time de entrega, mais uma vez, que transpire, que goste de marcar e, quando tem a bola, goste de jogar também. Eu acho que essa é a identidade do Vitória. Aqui, dentro do Barradão, a gente tem que transparecer um time de entrega, que vai lutar até o fim com muita dedicação”, comentou o executivo de futebol rubro-negro.

 

Campeão da Série B em 2023, o Vitória terminou a campanha com 72 pontos, somando 22 vitórias, seis empates e 10 derrotas em 38 partidas. Em 2024, o Leão disputará o Campeonato Baiano, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.

 

Apresentado por Emídio Pinto, Ulisses Gama e Nuno Krause, o BN na Bola traz as principais informações da dupla Ba-Vi, além de notícias do futebol nacional e mundial.


Fonte: Bahia Notícias

Comentários