Guerra da Ucrânia prejudica companhias aéreas europeias, diz TV

 


FOTO: REPRODUÇÃO

Da Redação

“O fechamento do espaço aéreo russo para as companhias aéreas europeias forçou as companhias aéreas europeias a fazerem desvios, envolvendo mais rotas de voos do sul para o leste e sudeste da Ásia”, disse

Laurent Donceel, diretor administrativo da Airlines for Europe (A4E), à TV CNN. “Isso resultou em tempos de voo mais longos e aumentou o combustível usado nesses voos”.

Mas como Pequim e Moscou ainda são amigos, rotas diretas e mais rápidas permanecem abertas para a China no espaço aéreo russo, exigindo menos combustível e trazendo melhores lucros para os chineses.

A Finnair, que opera a partir de um importante centro de aviação em Helsinque, foi a mais atingida devido à sua proximidade com a Rússia, de acordo com Donceel. Um voo entre Helsinque e Singapura agora tem 1.400 quilômetros adicionais para negociar. Entre Helsinque e Seul, são 4 mil quilômetros extras só de ida.

“Para colocar isso em contexto, 1.400 quilômetros adicionam 1,25 horas ao voo e 4 mil quilômetros adicionam sete horas em uma viagem de ida e volta entre Helsinque e Seul”, disse Donceel.

Embora isso certamente represente mais inconveniência para os passageiros, Donceel acrescentou que também tem implicações comerciais.

“Isso coloca as companhias aéreas europeias em desvantagem competitiva”, disse ele.

Fonte: TODA BAHIA

Comentários