Polícia prepara megaoperação para velório e enterro de Pelé

 

 
Pelé

A Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Corpo de Bombeiros estão preparando uma megaoperação conjunta para o velório e o enterro de Pelé.

A PM afirma que

“disponibilizará estrutura robusta de meios e contingente policial para as homenagens a Edson Arantes do Nascimento”. O Rei do Futebol morreu na última quinta-feira (29), e seu atestado de óbito apontou quatro causas: insuficiência renal, insuficiência cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon.

Não há horário definido para o corpo do ex-jogador deixar o Hospital Israelita Albert Einstein. O provável é que saia do local na madrugada de domingo (1º) para segunda (2), para evitar trânsito nas ruas da capital e na descida da serra em direção a Santos.

O velório, na Vila Belmiro, começará às 10h da segunda-feira (2) e ficará aberto até a manhã de terça-feira (3). A expectativa é de receber um grande público na despedida final ao Rei.

O enterro, no Memorial Acrópole Ecumênica, está previsto para acontecer às 10h da terça.

Na terça-feira, se o clima permitir, o caixão com o corpo de Pelé irá em um carro aberto do Corpo de Bombeiros desde a Vila Belmiro até o local de sepultamento. No caminho ao cemitério, o cortejo passará pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, Celeste Arantes, que completou 100 anos em novembro passado. Por motivos de saúde, ela não foi informada da morte do filho.

Em São Paulo, a PM prevê um policiamento reforçado na região do aeroporto de Congonhas, já que há a expectativa da chegada de muitos esportistas, políticos e autoridades para participar das homenagens a Pelé.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tomará posse no dia 1º, estuda a ida a Santos, mas a possibilidade é considerada remota pelos aliados.

O trajeto na cidade de São Paulo até a rodovia dos Imigrantes e o possível bloqueio de ruas não estão decididos. A PM e a CET estão tratando do assunto e devem definir tudo neste sábado (31).

A Polícia Militar vai deslocar para a Operação Rei Pelé agentes do Comando de Policiamento da Capital, do Policiamento Metropolitano, do Policiamento do Interior-6 (Santos), do Policiamento de Choque, do Policiamento Rodoviário, do Policiamento de Trânsito, do Comando de Aviação da PM e do Corpo de Bombeiros.

Luiz Antônio del Tedesco/Folhapress


Comentários