Bahia registra aumento de 500% no número de mortes por dengue em 2022 em relação a 2021

 Foto: Divulgação/Fiocruz

Foto: Divulgação/Fiocruz

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou, nesta quinta-feira (29), que 24 pessoas morreram com dengue entre 2 de janeiro e 17 de dezembro deste ano no

Estado. O número representa um aumento de 500% em relação ao ano passado, quando apenas quatro casos foram registrados.

O aumento também foi registrado na capital baiana, onde uma elevação de 190% no número de casos foi registrada durante o período. De acordo com a Sesab, em 2021, foram 689 casos notificados, em Salvador. Neste ano, foram 2.002 até 17 de dezembro deste ano.

Em setembro deste ano, o Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA) identificou, pela primeira vez no estado, a nova cepa da dengue: a sorotipo 2 (DENV-2) pertencentes ao genótipo II - cosmopolita.

A cepa foi identificada em oito amostras nos municípios de Feira de Santana (6), a cerca de 120 quilômetros de Salvador, e Camaçari (2), na região metropolitana.

Após a identificação feita pelo Lacen-BA, a Sesab emitiu um alerta para os núcleos regionais de saúde e para as secretarias municipais sobre a importância da detecção precoce de sinais e sintomas da dengue.

A Sesab reforça que as pessoas devem seguir as recomendações básicas de combate à proliferação do Aedes Aegypti.

Evitar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa, já que o mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d'água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta;

Limpar quintais e varandas, com especial atenção para depósitos, calhas e objetos que ficam ao relento e podem acumular água da chuva;

Instalar telas em portas e janelas ou usar repelentes na pele.

A secretaria destaca ainda a importância de ficar atento aos sintomas das doenças, que podem ser febre, cansaço, vermelhidão em partes do corpo, coceira e dores na cabeça, nos músculos, nas articulações ou atrás dos olhos.

Veja abaixo as cidades baianas que registraram morte por dengue em 2022:

Luís Eduardo Magalhães - 4

Camaçari - 3

Irecê - 3

Juazeiro - 2

Porto Seguro - 2

Prado - 2

Teixeira de Freitas - 2

Apuarema - 1

Araci - 1

Barreiras - 1

Feira de Santana - 1

Ibititá - 1

Lapão - 1

Lauro de Freitas - 1

Simões Filho - 1

*Com informações do G1 Bahia

Comentários