Seis pessoas ficaram feridas em acidente envolvendo trens do metrô

 

 
Foto: Divulgação / Transalvador 


Dois trens do metrô de Salvador tombaram, por volta das 9h27, da manhã desta terça-feira (31), após um deles bater em

um caminhão de serviço – que é semelhante a um vagão –, na região da Estação Pirajá. Seis pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para avaliação médica em hospitais da região, segundo informou a CCR Metrô Bahia. 

Em nota, a CCR Metrô Bahia informa que está atuando para minimizar os impactos e prestando todo o auxílio aos clientes. Ainda de acordo com o comunicado, imediatamente após a ocorrência, o trem foi evacuado e foram acionados os serviços de atendimento de emergência – SAMU e Bombeiros. 

Imagens gravadas no local mostram que a parte da frente do metrô descarrilou, depois da batida.

De acordo com a informações obtidas pela Tribuna da Bahia online com a comandante do 3º Grupamento do Bombeiro Militar, Jamile Almeida, um total de cinco vítimas foram atendidas pelo GBM e pela Samu, tendo sido duas delas atendidas pelo Serviço de Atemento Móvel de Urgência (Samu) e três delas por ambulâncias do Corpo de Bombeiros. O Número de vítimas foi atualizado por volta das 12h, em nota emitida pela CCR Metrô Bahia.

Ainda segundo a comandante, ao serem acionados o Corpo de Bombeiros enviou até o local cinco equipes, composta por aproximadamente 20 bombeiros militares e ao chegarem foi constatado que os passageiros já haviam sido retirados dos vagões pela Brigada de incêndio da CCR Metrô Bahia. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. 

                               

Trens descarrilaram próximo à Estação Pirajá, vitimando cinco pessoas. Foto: Romildo de Jesus

Em nota CCR Metrô Bahia afirmou que "a concessionária acionou nesta manhã o Plano de Apoio entre Empresas em Situações de Emergência (PAESE) por conta de uma ocorrência entre o caminhão de injeção de trens e uma composição, causando um deslocamento do trem. Devido à situação, a Linha 1 opera apenas entre os terminais Acesso Norte até a Lapa, nas duas direções e ainda não há previsão para restabelecer o serviço. A linha 2 já opera normalmente. A CCR Metrô Bahia está atuando com todas as suas equipes de segurança, manutenção e atendimento para prestar todo o atendimento necessário, restabelecer os serviços e minimizar os impactos da ocorrência".

O atendimento será feito de forma emergencial até que a operação do metrô seja normalizada.

Semob cria linhas especiais para atender usuários da Linha 1 do metrô

A Secretaria de Mobilidade (Semob) preparou uma operação emergencial para atender a demanda de usuários da linha 1 do metrô, nas estações onde os serviços foram interropidos devido ao acidente ocorrido nesta manhã. De acordo com informações da Semob, a interrupção no serviço ocorre penas a Linha 1 do metrô.

Duas linhas emergenciais foram criadas ligando as estações de transbordo atendidas pela linha que não está operando. São elas Lapa x Pirajá e Lapa x Acesso Norte, que farão o mesmo trajeto realizado pelo metrô. O atendimento será feito de forma emergencial até que a operação do metrô seja normalizada. Todas as demais linhas de ônibus da cidade permanecem sem alteração.

Agentes de trânsito e transporte estão nas estações para orientar os usuários sobre a situação.

*Matéria em atualização


Fonte: Tribuna da Bahia

Comentários