Servidores da Guarda Municipal denunciam clima de tensão com a PM durante protesto

 

Imagem: reprodução redes sociais
Imagem: reprodução redes sociais

 

Um “clima de tensão” se formou entre servidores da Guarda Municipal de Salvador (GCM) e a Polícia Militar. Ao bahia.ba, servidores que estavam no local disseram que

oito viaturas de guarnições especializadas da PM foram acionadas ameaçando retirar os servidores do local e, em contrapartida, dez viaturas da GCM também foram chamadas na iminência de haver um confronto.

Procurada, a assessoria da GCM confirmou a chegada de viaturas da Rondesp, mas negou a possibilidade de haver um confronto entre as forças de segurança pública. Já a Polícia Militar informou que “Guardas Civis que tentaram realizar o fechamento da sede da Prefeitura Municipal, porém os militares negociaram com os agentes e todos cederam”.

Segundo o representante do Sindicatos dos Servidores Municipais, Jeremias Silva, a categoria vai continuar na porta da prefeitura até que o problema seja solucionado. “Continuamos aqui acampados em via pública e a expectativa é de que haja uma retomada das negociações, porque tinha uma reunião agendada para o final desta tarde e a prefeitura cancelou mais uma vez. Quando o plano for apresentado, ele ainda precisa de aprovação da Câmara Municipal, ou seja, ainda não é o fim do embrolho”, disse jeremias em entrevista ao bahia.ba. 

Entenda

Os guardas civis municipais têm realizado uma série de protestos para cobrar a implantação do Plano de Carreira e a convocação de concursados para a Guarda Civil Municipal de Salvador (GCMS). As duas exigências estão previstas na Lei Federal 13022/14, conhecida como Estatuto Geral das Guardas Civis. Até o momento, segundo a categoria, nada foi resolvido.

Em nota, a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) informou que as tratativas estão sendo feitas. “A Semge vem esclarecer que estão em andamento negociações concretas, inclusive com propostas apresentadas, e o diálogo e a compreensão são valores fundamentais e que precisam ser compartilhados entre todos para o êxito do processo de negociação”.

Fonte:bahia.ba

Comentários