"SALVE, LINDO PENDÃO DA ESPERANÇA,





SALVE, SÍMBOLO AUGUSTO DA PAZ!...."
Hoje, faltando 42 dias para acabar o ano, 19 de novembro é o DIA DA BANDEIRA DO BRASIL, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889, quando no fim do período Imperial (1822-1889), substituiu à que representava o império, sendo concebida por Raimundo Teixeira Mendes.
A bandeira é um dos símbolos máximos de uma nação, aquele que mais fica em evidência, que representa efetivamente o país. Essa importância explica, em grande parte, a urgência dos republicanos em reformularem a bandeira nacional, criando no ano de 1889, através do decreto lei número 4, este símbolo máximo da Pátria.
Quanta SAUDADE habita meu coração (tenho certeza de boa parte de vocês), quando ainda jovem, tínhamos orgulho de perfilhar diante desse símbolo que representa a nossa Pátria, principalmente quando o saudoso Dr. Odilardo de Uzeda Rodrigues nos fazia cantar o seu hino e o Hino Nacional.
Infelizmente, hoje esta data passa quase que despercebida no Brasil e os eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos, já quase não existem mais. E, este lindo símbolo e seu hino que ressalta a beleza e explica o seu significado, infelizmente, só é lembrado nos eventos esportivos e, olhe lá.
Trago algumas curiosidades sobre a nossa bandeira brasileira:
- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.
- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova e velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.
- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.
A bandeira antiga, abaixo postada, representava o Império, trazendo em seu centro um brasão com a imagem da coroa e da cruz, símbolos que se tornaram indesejáveis para os republicanos, já que o presidencialismo e a laicidade eram características patentes do novo regime instituído. Entretanto, mesmo rejeitando o brasão imperial, Teixeira Mendes e seus auxiliares (Miguel de Lemos, Manuel Reis e Décio Villares) tomaram o fundo verde e o losango dourado da bandeira imperial como base para a nova bandeira.
As cores de fundo da bandeira (o amarelo e o verde), por influência de alguns poetas românticos, também republicanos, e sobretudo por obra dos políticos que instituíram a República, passaram a se associar unicamente às características naturais do Brasil, como as florestas frondosas e a riqueza da flora e da fauna, representadas pelo verde, e as riquezas minerais, a opulência do ciclo do ouro, representados pela cor amarela. Essa representação oculta o simbolismo originário dessas cores.
Originariamente, as cores amarela e verde foram escolhidas para compor a bandeira imperial com o objetivo de representar as duas casas aristocráticas que haviam instituído a primeira dinastia brasileira, isto é, a casa dos Habsburgo, da Áustria, e a casa dos Bragança, de Portugal. À primeira, representada pela cor amarela, pertencia a esposa de D. Pedro I, a imperatriz Leopoldina. À segunda, representada pela cor verde, pertencia o imperador, filho de D. João VI. Essas cores foram escolhidas pela própria imperatriz e indicadas àquele que elaborou a bandeira imperial, o pintor Jean-Baptiste Debret.
Essas transformações simbólicas pelas quais passou nossa bandeira nacional fazem do dia de hoje, 19 de novembro, uma ocasião importante para refletirmos a respeito de nossa história e da importância dos símbolos na compreensão do passado do Brasil.
É uma pena, que hoje poucas crianças e jovens estudantes, assim como muitos adultos desconheça a história de nossa Bandeira.
"SALVE O 19 DE NOVEMBRO!!!"
Não poderia deixar de ressaltar, também, que hoje comemoramos o DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, algo comum nós dias atuais e que deve ser denunciado sempre que ocorrer, o DIA INTERNACIONAL DO HOMEM e, ainda, no Brasil, o DIA DO CORDELISTA, essa cultura que tanta nos encanta com seus versos e poesia.
Que o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO - DEUS e JESUS CRISTO, nos PROTEJA e ILUMINE, ABENÇOANDO MARAGOJIPE e o BRASIL com MUITA LUZ, FÉ, SAÚDE, ESPERANÇA, LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, UNIÃO, TOLERÂNCIA, RESPEITO, PAZ ESPIRITUAL E AMOR AO PRÓXIMO.
Paulo Vicente Guerreiro Peixoto
19/11/2021

Blog Juraci Rebouças

Comentários