SALVE TODAS AS SECRETÁRIAS(OS) DO BRASIL. Por Paulo Peixoto


 
Paulo Peixoto


 SALVE TODAS AS SECRETÁRIAS(OS) DO BRASIL

SECRETÁRIA (O) trata-se de uma palavra derivada do latim SECERNNE, "SEPARAR-SE" ou "SER DIFERENTE".
Mas, tem um significado originalmente, ainda maior, significa "A PESSOA A QUEM SÃO CONFIADOS OS SEGREDOS E CONFIDÊNCIAS DE UM SUPERIOR", podendo o local de trabalho, o qual identificamos normalmente de SECRETARIA.
Nos tempos antigos, "SECRETARIUS" era a pessoa que cuidava de assuntos e negócios confidenciais, normalmente para uma pessoa de grande poder como um rei ou o próprio Papa. De acordo com o significado que a própria raiz da palavra sugere, trata-se de profissionais que ocupam cargos de confiança e grande responsabilidade, dignificado este que ainda é verdadeiro.
A origem da profissão de SECRETÁRIO (a) EXECUTIVO (a) vem dos antigos faraós, naquela época exercida apenas por homens, os chamados ESCRIBAS. O princípio histórico de várias profissões indica que tenham se originado com eles, mas em nenhuma delas esse indício é tão forte como na função de Secretário (a) Executivo (a). Suas funções eram conhecidas por realizar atividades de grande expressão intelectual, principalmente a escrita, que na época era privilégios para poucos. Os escribas eram responsáveis também por assessorar, a mando dos regentes de guerra, a filosofia e política da época.
Na Idade Média os secretários se viram novamente com a obrigação de lidar com a espada, com o pergaminho e a pena (instrumento utilizado para escrever). Já entre as anos de 1400 – 1700 com a revolução e mercantilismo reaparecem as necessidade de se ter um secretário porem muito discretamente.
Na revolução industrial de 1760 a nova estrutura empresarial exigiu as funções de assessoria administrativas, consolidando o papel do secretário função, esta exercida praticamente apenas por homens.
Foi na 2ª Guerra Mundial com a necessidade de mão de obra pela falta de homens que as mulheres tomaram espaço no mercado de trabalho, até o século XX as mulheres exerciam papéis limitados com funções rotineiras e grosseiras.
Mas, hoje a realidade é outra e a profissão de secretariado vem crescendo cada vez mais e, de acordo com uma pesquisa realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), a mesma é a terceira que mais cresce no mundo, pois, diferentes empresas, em sua maioria multinacionais, estão à procura destes profissionais por seu amplo campo de atuação, sua característica multifuncional e exigem a proficiência em ao menos dois ou três idiomas e os secretários (as) executivos(as) atuam junto a altos escalões de organizações públicas ou privadas, podendo assessorar executivos e participar de decisões de rotina, atendendo clientes e fornecedores, organizando arquivos e redigindo documentos, contribuindo, planejando e organizando a rotina de trabalho dos executivos e dos setores onde estão lotados, fazendo a intermediação com os demais setores das organizações.
Assim meus AMIGOS e IRMÃOS, no dia dedicado a SÃO JERÔNIMO, sacerdote católico ilírio, que destacou-se como teólogo, historiador e confessor, sendo considerado santo e Doutor da Igreja pela Igreja Católica, quero rogar às BÊNÇÃOS do Grande Arquiteto Do Universo - DEUS, sobre todos os SECRETÁRIOS e SECRETÁRIAS, desde as que ocupam os mais humildes cargos às que lidam com tarefas de altas demandas, e que sejam respeitado(as)s e reconhecidos(as) pelo trabalho que ocupam.
PARABÉNS
SECRETÁRIOS!!!
PARABÉNS
SECRETÁRIAS!!!
OBRIGADO POR VOCÊS EXISTIREM EM NOSSAS VIDAS.
CUIDEM-SE...
Paulo Vicente Guerreiro Peixoto.'.






Blog Juraci Rebouças





Comentários