Criação do Consórcio de Cultura do Recôncavo será discutida nesta quinta-feira


Um Protocolo de Intenções para a criação do Consórcio de Cultura do Recôncavo da Bahia será apresentado e discutido na próxima quinta-feira, dia 02 de setembro, na cidade de Santo Antônio de Jesus. A programação, que começas às 7h40 com um café da manhã, segue durante todo o dia, com a presença de autoridades de vários municípios do Recôncavo e de outras regiões.


O consórcio de Cultura do Recôncavo da Bahia e cidades convidadas tem, como objetivos específicos, atuar, a partir dos municípios consorciados, como gestor, articulador, planejador ou executor na área da Cultura. As ações vão se dar a partir de diretrizes construídas em conjunto entre artistas, gestores culturais, entes federativos e Ministério da Cultura. Do encontro deverá sair uma Agenda Cultural Regional.


São 19 cidades do Recôncavo da Bahia e mais sete cidades convidadas. O andamento dos trâmites encontra-se na terceira etapa, que é a apresentação do Protocolo de Intenções no Centro Cultural de Santo Antônio de Jesus, onde estarão todos os secretários e secretárias municipais de Cultura.


A ideia é justamente manter a rotatividade das ações entre as cidades, sendo um dos pontos principais a construção coletiva, democrática, por um único objetivo: a valorização da Cultura.

O consórcio promoverá o 

fortalecimento das ações dos consorciados e da participação social no campo da cultura como vetor administrativo, pautando a sistematização, a formação e a informação técnica e progressiva, além de promover o intercâmbio cultural com os artistas da região do Recôncavo da Bahia e cidades convidadas no intuito de promover e valorizar a cultura popular e suas manifestações culturais.


Isto se dará com a elaboração de propostas e planejamento para o desenvolvimento cultural da região do Recôncavo e nas cidades convidadas, inclusive realizando debates, ações e executando estudos para o melhor envolvimento da população através das artes e da cultura.


Na programação, um café da manhã a partir das 7h40, seguido de credenciamento. A cerimônia de Abertura será às 9h15 e, às 9h30, será apresentado o Protocolo de Intenções do Consórcio, seguindo-se as contribuições dos/das secretários/as e a construção de uma Agenda Cultural Regional. Antes do ecerramento, previsto para as 16 horas, haverá uma apresentação cultural.

Blog Juraci Rebouças


SERVIÇO


Evento: Encontro de secretários e secretárias de Cultura do Recôncavo e cidades convidadas para a criação do Consórcio de Cultura.


Quando: Dia 02 de setembro, quinta-feira.


Onde: Centro Cultural da cidade de Santo Antônio de Jesus. 


Horário: 07h40 às 16h.

Comentários