MAIS DE 1 TRILHÃO NA POUPANÇA! ISSO FAZ SENTIDO?

 Me deparei essa semana com uma notícia que me surpreendeu: os brasileiros mantém cerca de R$ 1 trilhão depositados, somadas todas as

contas-poupança do país!!! 

Gente! Isso é muito dinheiro! 

Contudo não estou me referindo que isso é muito dinheiro aplicado! Estou me referindo que isto é muito dinheiro deixado de ganhar! Sim, é isso mesmo. Para você compreender essa afirmação que eu acabei de fazer, você precisa entender como a poupança rende.

A poupança rende de acordo com a taxa SELIC, a taxa básica de juros do país! Quando essa taxa está abaixo de 8,5%, a poupança renderá anualmente 70% desse valor. Atualmente a taxa SELIC, determinada por um comitê pertencente ao Banco Central, está firmada em 2,75%. Sendo assim, a poupança rende 1,93% ao ano!

Ou seja, se você deixar R$ 100,00 na poupança, no final de 1 ano você teria, nas condições atuais, R$ 101,93 . É isso mesmo! 

Porém, na contramão disso está a inflação! Aquele poder corrosivo que destrói o seu capital ano após ano, sabe? Lembra quando você comprava 10 pães por 1 real? Pois é! Atualmente são 3 ou 4 no máximo! Isso é a inflação.

A inflação nos últimos 12 meses alcançou 6,1%. Isso quer dizer que, aqueles 100 reais que você colocou na poupança, que em um ano rendeu 1,93%, nem sequer superou a inflação!

Mas eu entendo que o dinheiro é aplicaod na poupança por ser um local seguro e de fácil acesso. Por isso tantos preferem deixar lá! Mas quero te dizer que há inúmeras opções que poderão, até mesmo, te dar o dobro em retorno do que a poupança te dá, com as mesmas características de segurança e facilidade. Irei citar brevemente aqui, mas nos próximos artigos falarei mais sobre eles: Tesouro Direto, CDB, LCA e LCI.

Quanta informação nova para você, né? Pois é… infelizmente, por falta de conhecimento e educação financeira, a maior parte dos brasileiros está mantendo seu dinheiro na poupança, perdendo da inflação e deixando de rentabilizar com produtos de investimentos seguros que poderiam retornar muito mais valor para si!

Mas espero que, iniciando por este artigo, você possa ter a oportunidade de despertar e mudar sua visão sobre o dinheiro! Até o próximo!

Quer continuar aprendendo mais sobre educação financeira e investimentos? Acompanha os meus artigos por aqui e me segue também no Instagram (@professormarioguedes) e no Youtube (Canal Vumbora Investir). 

O prof. Mário Guedes é investidor mesmo sendo professor de Matemática na rede pública de ensino da Bahia. Mestre em Ciências da Educação e Pós-Graduando em Educação Financeira, ajuda pelas redes sociais a milhares de pessoas a organizar-se e investir melhor o seu suado dinheiro!

Profº Mário Guedes


Blog Juraci Rebouças

Comentários