Augusto Lopes
Foto: by Juraci Rebouças
                     
 Dessa  feita,  na  tradicional   roda  de  amigos,  no  final  de  semana,  também  rotineiro   tradicional, a  conversa  de  ditos  populares  prosseguiu  e  entre  um  etílico  e  outro,  um  cidadão,  o  mesmo  da  pergunta  do  GATO  MESTRE,  me  veio  com  essa  genialidade: "PENSO, LOGO  EXISTO",  do  famoso  DESCARTES,  cantando  aos  quatro  cantos,  que  essa  frase  por ser célebre,  nós  outros  não  saberíamos  responder  quem  era  o  seu  autor e  foi  aí  então  que  lembraram  do  GATO  MESTRE,  em  que    eu  um  dos  componentes  do  grupo  tinha  criado  um  texto  que  dava  uma  explicação  no  meu  âmbito  do  que  viria  a  ser  o  GATO  MESTRE,  lembram?   Então  como  sempre  e  quase  sempre  sobra  pra  mim,  fui  logo  dizendo:  Vê  se  arranjam  um  outro  tribuno  para  explicar  isso  aí  pois é  muito  profundo,  apesar  de  parecer  simples,  para  minha  pequenina  inteligência  e  modestíssima  competência.
            
A  prosa  prosseguia,  política  no  meio,  economia,  finanças  do  pais,  crises,  corrupção,   enfim  o  que  está  em  voga  e  em  manchete  atualmente.  Eu  no  meu  canto  só  observando  pois  "SÓ  SEI  QUE  NADA  SEI" ,  fico  aprendendo  mais  um  pouco,  para  superar  essa  marca  do  dito  do  genial  SÓCRATES.
           
E  aí  me  veio  aquele  cidadão  e  me  tirando  do  sossego,  me  pergunta:  AUGUSTO  LOPES,  o  que  você  acha  da  célebre  frase  do  inicio  do  nosso  bate  papo. Me  fazendo  de  rogado  perguntei: Que  frase  meu  nobre  amigo?  Ao  que  ele  me  respondeu: "PENSO, LOGO  EXISTO",  de  RENÉ  DESCARTES.
           
Então   resolvi  sair  do  meu  marasmo,  da  minha  insignificância habitual  e  lhe disse:  Você  quer  ouvir  mesmo  a  minha  opinião?  Ele  me  disse  prossiga  e  a  galera  parou  para  ouvir  o  que  eu  tinha  a  dizer,  ao  que  eu pronunciei  bem  alto,  com  uma  bela  impostação  de  voz:
   
        "PENSO,  LOGO  AJO  E  TOMO  AS  PROVIDÊNCIAS"
      
     Tenho  Dito.

                                           AUGUSTO  LOPES 
                                            Modesto  Cidadão

Comentários