Disputa pela UPB se afunila entre PT e PP

 

 Foto: Divulgação/GOVBA
 



Por Henrique Brinco

A disputa pelo comando da União dos Municípios da Bahia (UPB) para o biênio 2021-2022 começou a se afunilar entre os candidatos do PT e do PP. No campo petista, o

destaque fica para a prefeita de Rafael Jambeiro (BA), C. Já entre os progressistas, Zé Cocá (PP), prefeito de Jequié (BA), deve ser o candidato oficial da sigla. Ele também recebeu um apoio importante: o do presidente do PSD na Bahia, senador Otto Alencar. 

Entre os deputados que já manifestaram apoio a Cibele, todos concordam que a experiência da petista como ex-titular da Secretaria de Relações Institucionais do governo do Estado) é um diferencial em sua candidatura. O deputado Adolfo Menezes (PSD), que será eleito à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na próxima semana, foi um dos primeiros a declarar apoio a Cibele, ressaltando sua capacidade de comunicação e de articulação política.  “Em todo o tempo que Cibele esteve à frente da Secretaria de Relações Institucionais administrou os conflitos entre a base do governo e a oposição, sem deixar de atender a ninguém que lhe procurava.  Tenho certeza que na UPB não será diferente”, afirmou.

O deputado federal e coordenador da bancada da Bahia no Congresso Nacional, Marcelo Nilo (PSB), se manifestou a favor de Cibele logo que ela lançou sua candidatura. “Ela é preparada, foi uma grande secretária, uma grande prefeita e uma grande gestora. Se ela estiver à frente da UPB, com certeza, fará uma revolução em defesa do municipalismo”. O líder do PT na Assembleia, deputado Marcelino Galo, também destacou a experiência de Cibele: “Na SERIN, Cibele foi uma das melhores secretárias. Sua capacidade de construir consenso, sua inteligência, sua articulação política, têm tudo que é necessário para presidir a UPB”.

No PCdoB, Cibele já tem também o apoio do líder do partido na Assembleia, deputado Fabrício Falcão. Dentro do seu próprio partido, o PT, Cibele conta ainda com os apoios já declarados dos deputados federais Zé Neto e Robinson Almeida, do deputado estadual Jacó e do secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Josias Gomes. Também já expressaram apoio à petista os deputados Laerte do Vando (PSC), Roberto Carlos (PDT) e Marquinho Viana (PSB). 

Além de Cibele e Cocá, disputam ainda o comando da UPB os prefeitos Cacá (PT), de Miguel Calmon; Júlio Pinheiro (PT), de Amargosa; e Moema Gramacho (PT), de Lauro de Freitas. Pelo PP, apesar da candidatura única oficial, fala-se nos bastidores que o prefeito de Serrinha, Adriano Lima (PP), continua costurando alianças por fora. Ele tem a simpatia, inclusive, do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).

Fonte: Tribuna da Bahia


Comentários