De olho em 2022 ACM Neto começa a rodar a Bahia já em janeiro

 

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Por Rodrigo Daniel Silva

De olho no governo da Bahia, o prefeito soteropolitano ACM Neto (DEM), que encerra o mandato na próxima sexta-feira, começa a rodar o estado já em janeiro. O

democrata soteropolitano já tem três cidades baianas previstas para visitar durante o mês, mas os nomes ainda estão mantidos em segredo. Além disso, Neto pretende montar um escritório político em Salvador para receber os correligionários. 

Na futura equipe do prefeito, quatro nomes já foram confirmados: o ex-governador da Bahia, Paulo Souto, o ex-deputado estadual Luciano Ribeiro, o atual chefe de gabinete Kaio Moraes e o jornalista Luiz Francisco. “(Queremos) levar conselho e apoio para alguns prefeitos. Na verdade, o formato que estou bolando é algo muito simples. Vão eu e mais dois ou três colaboradores que possam trocar ideias. Sentar um dia inteiro com secretários, dirigentes, bater papo, falar um pouco da minha experiência na prefeitura, dos desafios de um governo”, contou.

Nos bastidores, comenta-se a possibilidade de ACM Neto liderar um consórcio, com vários municípios baianos, para adquirir vacinas contra a Covid-19. Segundo o secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, a ideia de criar o consórcio para baratear o preço dos imunizantes partiu do próprio prefeito soteropolitano. Ainda não há detalhes sobre quais prefeituras participariam deste consórcio e como funcionará. 

Neto é considerado pelos aliados como o candidato natural ao Palácio de Ondina. Em entrevistas recentes à Tribuna, o deputado federal Elmar Nascimento e o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, ambos do DEM, ressaltaram que o postulante do grupo é ACM Neto. Neste cenário, sobrariam duas vagas na chapa: senador e vice-governador. José Ronaldo tem pleiteado um posto. Candidato a governador da Bahia em 2018, ele está sem mandato há dois anos, mas se fortaleceu politicamente depois de conseguir reeleger Colbert Martins (MDB) para a prefeitura de Feira de Santana. 

Filiado ao DEM, o partido é considerado uma barreira para ele, já que dificilmente a sigla emplacaria dois nomes na chapa majoritária. O ex-gestor feirense, porém, não descarta deixar a legenda. Na última eleição geral, especulou-se que poderia se filiar ao PL para integrar a chapa de ACM Neto, mas o prefeito soteropolitano decidiu por não entrar na disputa eleitoral naquele ano e permanecer no Palácio Thomé de Souza.

O cenário eleitoral que se desenha hoje para 2022 é de um enfrentamento entre ACM Neto e o ex-governador da Bahia e senador Jaques Wagner (PT). O petista já admite publicamente a hipótese de estar na corrida eleitoral daqui a dois anos. Segundo disse um integrante da cúpula do PT à Tribuna, Wagner está “super animado” para concorrer ao cargo novamente. Inclusive, nos últimos meses, passou a polarização com ainda prefeito soteropolitano. Em uma publicação recente, ironizou uma reunião de ACM Neto com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). “Mais que amigo, friends”, escreveu o senador petista, em uma publicação nas redes sociais. 
Fonte: Tribuna da Bahia

Comentários