Mike Tyson volta aos ringues em luta de veteranos contra Jones Jr.

 



O multicampeão dos peso-pesados Mike Tyson interrompe, na noite deste sábado, 28, uma lacuna de 15 anos, desde o

encerramento de sua carreira no boxe, para voltar ao ringue aos 54 anos. Ele vai enfrentar Roy Jones Jr, 51, em uma luta de oito rounds em Los Angeles, nos Estados Unidos. A motivação original partiu de sua empolgação em ter perdido 42 kg, o que levou o cunhado de Tyson a perguntar se ele aceitaria voltar a boxear por uma quantia milionária.

Agora com 91 kg, o pugilista vai somar U$ 10 milhões de dólares após encarar Jones Jr. A cifra, equivalente a quase R$ 51 milhões, foi revelada por um jornalista norte-americano.

Até a parada na carreira, Tyson tinha acumulado 58 lutas, 50 vitórias, 44 nocautes, seis derrotas e duas lutas sem resultados. Apesar de três anos mais moço, Jones soma 66 vitórias, 47 das quais por nocaute e nove derrotas. Tyson lutou a última vez em 2005 e perdeu para o irlandês Kevin McBride, enquanto Jones se despediu dos ringues em 2018 vencendo Scott Sigmon.

Ambos têm no currículo vários títulos mundiais, mas Tyson conquistou seu primeiro cinturão aos 20 anos, consagrando-se como o mais jovem peso-pesado a atingir esse patamar. Não é esta a primeira vez em que um encontro entre os dois foi aventado para o ringue. Outra proposta foi feita em 2003, por uma premiação na casa dos U$ 40 milhões. O acordo não foi fechado porque Jones desistiu.

O que os fãs de ambos podem não gostar é a notícia dada pelo diretor executivo da Comissão Atlética do Estado da Califórnia, Andy Foster. Responsável pela instituição destinada a regulamentar as regras do evento, Foster declarou que o duelo entre Tyson e Jones não passará de uma luta exibição. De acordo com o executivo, não haverá um vencedor e pontuação oficial, mas após os oito rounds os dois serão agraciados com um cinturão alusivo.

“Nós não podemos enganar o público como se essa fosse uma luta real. Eles podem engajar um pouco, mas eu não quero pessoas se machucando. Não é uma luta de campeonato mundial de Boxe. Pessoas não devem ser nocauteadas. O público pode ver em que tipo de forma Roy e Mike ainda estão”, afirmou Andy Foster.

Carreira polêmica

A vida do campeão mundial Mike Tyson é repleta de situações controversas, marcada especialmente pelo estupro da miss Desiree Washington e a prisão dele em 1992. Devido ao crime de abuso sexual acabou condenado pela corte norte-americana a seis anos de reclusão, mas só cumpriu três, benefício recebido por conta do bom comportamento.

De volta ao ringue após cumprir metade da pena, Tyson acabou banido das competições em 1997, quando perdeu a cabeça durante uma luta com Evander Holyfield e desferiu uma mordida brutal na orelha do adversário.

Fenômeno

Apelidado de Iron Mike ou Fera, Mike Tyson faz jus à fama pela velocidade em derrubar oponentes em série com nocautes duros e impressionantes. Sua marca consagradora foi registrada na década de 1980, quando acumulou 37 vitórias consecutivas.

Depois de 20 anos de carreira e 15 de aposentadoria, ele ressu

Fonte: A TARDE

Comentários