Homenageadas por campeã do carnaval carioca, Ganhadeiras de Itapuã esperam por dias melhores

             
                                     Foto: Reprodução instagram (Elton Sales)

A escola de samba de Niterói, Unidos do Viradouro, foi a campeã do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2020. Com o
destaque no enredo “Viradouro de Alma Lavada” a gremiação homenageou as Ganhadeiras de Itapuã, grupo tradicional de mulheres negras de Salvador.
A história das Ganhadeiras surgiu a partir do encontro de um grupo de mulheres que lutavam para conseguir o sustento da família. Para lucrar elas lavavam roupa na beira da Lagoa doEm conversa com o Varela Notícias, a integrante do conselho fiscal do grupo, Juliana Alves falou sobre a importância da conquista para o grupo. Abaeté e ainda vendiam mercadorias.
Em conversa com o Varela Notícias, a integrante do conselho fiscal do grupo, Juliana Alves falou sobre a importância da conquista para o grupo.
 
Foto: arquivo pessoal
“É uma resposabilidade. A gente representa muitas pessoas do Brasil inteiro e é uma alegria que o nosso grupo conseguiu ser um enredo de uma escola de samba”, disse Juliana.
Ela ainda contou que a vitória da gremiação mostrando a história da Bahia, pode ser uma vitrine. “Uma visibilidade não só para o nosso grupo mas para a hitória dos nossos ancestrais, para as mulheres que viveram, que lutaram pela independem cia e pela liberdade
A integrante relatou que as Ganhadoras não tem uma sede e nem um alcance do poder público, mas que está confiante após a conquista. “Agora quem sabe a gente consiga essa vitória, para que consigamos levar para as futuras gerações o nosso legado. Estamos no momento de muita alegria esperando por bons caminhos que possam abrir para que a gente continue levando alegria e fazendo o nosso trabalho “, disse.
*Sob a supervisão de Anderson Ramos
Fonte: VN

Comentários