Ganhadeiras de Itapuã comemoram vitória da Viradouro em Salvador; Margareth e Lore também celebram


                      


Ganhadeiras comemoram vitória da Viradouro — Foto: Jony Torres/TV Bahia





As Ganhadeiras de Itapuã comemoraram o título da Viradouro, escola de samba que venceu o carnaval do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (26).


As Ganhadeiras e moradores do bairro de Itapuã se juntaram para assistir a apuração dos votos e vibraram a cada 10 que a escola recebia. O nervosismo que dominava o coração do grupo se tornou um grito de felicidade após a Viradouro ser declarada campeã.


Moradores comemoram vitória da Viradouro — Foto: Jony Torres/TV Bahia


O enredo "Viradouro de alma lavada" falou sobre o grupo das Ganhadeiras de Itaupã, quinta geração de mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e faziam outros serviços em Salvador em busca da compra de sua alforria.

O grupo surgiu em março de 2004, a partir de encontros musicais realizados entre moradores, empenhados na busca pelo resgate de tradições do passado e pela preservação da memória cultural do bairro de itapuã. Cerca de 30 mulheres integram o grupo.





Detalhe da ala das baianas da Unidos do Viradouro — Foto: Marcelo Brandt/G1




Lore Improta e Margareth Menezes




As cantoras Lore Improta e Margareth Menezes comemoraram muito a vitória da Viradouro nas redes sociais. As duas participaram do desfile da escola campeã.


"É CAMPEÃ!! VIRADOURO!! GRATIDÃO!! AXÉ!! ❤️🥁🙏🏻 Não tenho palavras, só tenho a agradecer pela oportunidade @unidosdoviradouro @calilmarcelinho e toda comunidade ❤️ Eu disse que era pé quente! (mais um ano) Hahahaha SÁBADO A GENTE SE VÊ! ENSABOA MÃE!! O AXÉ VEM DA BAHIAAAAA!", comemorou Lore.


Já Margareth Menezes desfilou como destaque do carro que lembrou as cirandas de roda à beira do mar aberto, uma contribuição das ganhadeiras à música baiana.


“Gente, quero agradecer a Dudu Falcão, a todo o pessoal da Viradouro pelo convite, as Ganhadeiras de Itapuã mais do que merecido. Ganhadeiras de Itapuã, tesouro da Bahia, tesouro do Brasil. Maravilha, valeu comunidade. Parabéns!!”, disse Margareth.

F::G1

Comentários