Na contramão: Como pensam os cristãos soteropolitanos que rejeitam os agitos de verão

 
(Foto: divulgação/Instagram @conferenciapaixaopelapureza)
Diferentemente de como acontece com a maior parte dos jovens de Salvador, a preparação para um verão regada a festas, ensaios, bebidas e curtição não enche os olhos de alguns soteropolitanos. Ainda que a
capital da Bahia seja um dos destinos mais procurados pelo Brasil durante os festejos que comemoram a maior festa popular do mundo, estar em meio a esse agito não atrai as atenções de muitos cristãos que preferem se distanciar de qualquer referência a essas celebrações em nome de princípios religiosos.
Parte da organização de uma conferência intitulada “Paixão Pela Pureza”, a jovem advogada Andresa Amorim declara que “há um chamado de ​Deus para uma vida de santidade, que se revela em nós no nosso modo de falar, olhar, agir e pensar”. De acordo com Andresa, é bíblica a ideia de que o verdadeiro seguidor de Cristo é naturalmente instruído a não sentir atração por divertimentos puramente carnais, que exaltam a sensualidade, as relações superficiais, a obscenidade e a lascívia. “Alguém que é apaixonado pela pureza não consegue nem ao menos escutar a maior parte das músicas que toca no carnaval sem sentir uma extrema repulsa dentro de si”, explica.
Completamente oposta à movimentação que aquece o mês de novembro e que prepara a cidade de Salvador para o carnaval, a conferência na qual Andresa trabalha de maneira voluntária tem o objetivo de “impactar a vida dos soteropolitanos cristãos e não cristãos com a disseminação de ideias relacionadas à pureza e a santidade”, aponta a jovem.
O engenheiro Lucas Ramalho, também voluntário do projeto, revela que a proposta surgiu a partir da reunião de jovens cristãos de diferentes igrejas de Salvador, que através do evento desejam encorajar indivíduos multiplicadores de ideias “genuinamente bíblicas” e resgatar princípios básicos que “vêm sendo negligenciados” até mesmo pela própria comunidade cristã. “Desejamos, através de ensinamentos fiéis às Escrituras, ver pessoas dispostas a fazer a diferença por onde forem e com quem estiverem, muitas vezes em ambientes onde predominam o uso de drogas, a violência ou a perversão”, declara Lucas.
Ele esclarece ainda a origem do tema que dá nome ao evento, apontando para um conservadorismo que subsiste historicamente e que continua atraindo jovens e adolescentes, mesmo em meio a uma larga onda de progressismo e modernização social intensa. “A pureza é um princípio básico do cristianismo que foi profundamente defendido pelo movimento conhecido como Puritanismo, iniciado no século 17, responsável pela criação das mais renomadas universidades da Europa e que se perpetua até os dias de hoje através de ideias que resgatam e conservam a essência do Evangelho”, completa.
Alcançada pela primeira edição da conferência que aconteceu no ano passado, a Relações Públicas Stéfanie Andrade relata uma mudança radical de interesses pessoais desde que entrou em contato com os conceitos de “pureza” que são o foco do evento. “Eu, por exemplo, estive no carnaval de Salvador por dez anos consecutivos e essa era uma grande paixão da minha vida. Hoje eu já nem sequer entendo como pude gostar daquele tipo de ambiente”, pontua. Já programando sua estadia num acampamento de sua igreja durante os dias de carnaval no próximo ano, ela garante que está fazendo uma troca vantajosa.
“Muitas pessoas acreditam que em meio a amigos evangélicos não há brincadeiras ou entretenimento, mas a verdade é que me divirto ainda mais entre eles. A diferença é que na nossa ‘zoeira’ não há desrespeito, assédio ou imoralidade, uma vez que nos esforçamos para manter a pureza nas relações e em todo o nosso proceder. Homens respeitam mulheres, jovens valorizam os mais velhos. Estamos consideravelmente longe de alcançar o padrão de santidade que Cristo nos ensinou, mas pessoalmente entendo que dispensar a cerveja na mão, o abadá no corpo e a diversão na avenida pela adoração, leitura da Bíblia e a comunhão entre meus irmãos foi a melhor troca que fiz na vida”, assegura.
Serviço
O que:​ Conferência Paixão Pela Pureza
Quando:​ 28, 29 e 30 de novembro
Onde:​ Igreja Batista Sinai, no Barbalho, próxima ao ICEIA
Quanto:​ Inscrições gratuitas através do site do evento
Fonte: VN

Comentários