"QUANDO EU VIM DA BAHIA, ETÁ, ENCONTREI SEU TIBÚRCIO ETÁ...," Por Paulo Vicente Guerreiro Peixoto .'.

                Ver a imagem de origem

Hoje , domingo dia 18 de agosto, acontece em nossa Maragogipe a secular Lavagem de São Bartolomeu.
Este ano, em vista da reforma da Igreja da Matriz, infelizmente não
tivemos a tradicional lavagem do templo, quando em ação de graças ao nosso padroeiro São Bartolomeu, devotos levam de suas casas baldes d’água, vassouras, alfazema como gesto de carinho pelo santo protetor de todos os Maragogipanos e daqueles que o abraçam em devoção.
Essa tradição começou durante o século XVII. Conta a história que quando a igreja foi inaugurada os escravos foram ordenados a realizar uma grande limpeza do templo.
Nesta época a Igreja ficava bem próxima das margens do rio Paraguaçu, e os escravos no buscar da água para a lavagem do templo entoava músicas no dialeto africano ao som de batuques, e estes, deram origem a parte profana da festa com a tradicional LAVAGEM DE SÃO BARTOLOMEU.
A Lavagem Popular de São Bartolomeu completa 375 anos de existência, uma mistura do Sagrado com o profano, que quase todos os anos arrasta pelas ruas da cidade os Maragogipanos, os que aqui residem e os seus filhos que regressam para louvar nosso Santo Protetor, além de visitantes que buscam a alegria da Fé.
Tradicionalmente a Lavagem teve início ontem a noite (sábado) com os músicos e boa parte da população descem da Praça da Matriz em cortejo, ao som dos músicos na sua maioria das nossas Filarmónicas TERPSÍCORE POPULAR e 2 DE JULHO, entoando a música "SEU TIBÚRCIO" para a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro do Caí-ja (ou Cajá) comunicando ao povo que no domingo (hoje) no final da manhã e início da tarde, que partindo dessa Igreja, a burrinha e as baianas com seus estandartes e jarros com água de cheiro, estarão abrilhantando a festa.
Como em todos os anos a Lavagem deverá começar com o hino a São Bartolomeu entoado pelos músicos e cantando com Fé e devoção pelo povo, rogando que toda a festa transcorria com muita PAZ, ALEGRIA E AMOR, e, ligo em seguida aos acordes dos instrumentos de sofro e dos tambores das charangas, o sagrado e o profano se misturam embalados pelo som das charangas, onde crianças, jovens e adultos de até 80 anos ou mais, cantam sem qualquer censura ou maldade a música “Seu Tibúrcio”(postarei a música na voz da excelente cantora maragogipana Danielle Rangel, vocalista da Banda Alimentada), além dos versos em homenagem a ""XORETE" e a "XIXICO" e outras que a irreverência popular cria na hora com as mais diversas e divertidas rimas, que até podem parecer para os que não conhecem ser "pornografia", contudo, posso garantir, que toda essa irreverencia e até mesmo "ousadia" começam no início e acabam no final da Lavagem.
Por mais que eu ou qualquer outro escritor queira contar o que é a Lavagem de São Bartolomeu em Maragogipe, não conseguirá nem perto expressa-la com palavras, somente quem participar dela ou já participou, vai compreender o significado dessa festa diferenciada de todas as lavagens populares da Bahia e do Brasil.
Assim saúdo o dia de hoje e todos Maragogipanos e nossos visitantes, desejando e rogando ao GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO e a TODOS OS ORIXÁS que tenhamos uma LAVAGEM DE SÃO BARTOLOMEU de muita PAZ , TRANQUILIDADE e SEGURANÇA, onde a ALEGRIA seja o maior combustível a ser compartilhado entre todos.
VIVA SÃO BARTOLOMEU!!!!
VIVA "SEU TIBÚRCIO" !!!!!
QUE A FÉ, ALEGRIA E PAZ SÃO OS CAMINHOS A SEREM SEGUIDOS NO DIA DE HOJE E SEMPRE.
MUITA LUZ e MUITO AXÉ.
Paulo Vicente Guerreiro Peixoto .'.
18/08/2019

Comentários