Com mistura de ritmos, Furdunço antecipa carnaval e atrai 1,3 milhão de foliões à orla de Salvador

Com mistura de ritmos, Furdunço antecipa carnaval e atrai 1,3 milhão de foliões à orla de Salvador
Foto: Elias Dantas/Ag. Haack
Na teoria, era para ser um pré-carnaval, uma espécie de esquenta para a folia que só começa oficialmente na quinta-feira (28). Mas
quem compareceu neste domingo (24) ao Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), em Salvador, para acompanhar o Furdunço viu que, na prática, "já é carnaval, cidade", como diria Gerônimo na canção "Lambada da Delícia". O Furdunço repetiu o fenômeno dos anos anteriores e voltou a lotar a orla da capital baiana — conforme estimativa da Empresa Salvador Turismo (Saltur), ligada à prefeitura, foram 1,3 milhão de pessoas neste domingo. No sábado, o Fuzuê reuniu 800 mil, ainda conforme o órgão. Fantasiados ou não, os foliões puderam curtir de tudo um pouco acompanhando a apresentação das mais de 40 atrações, entre elas Jau, Gerônimo, Àttooxxá, Lincoln & Duas Medidas, Denny Denan, Fit Dance, Mambolada e Quabales. Teve forró, axé, pagode, sertanejo, funk, eletrônica. Folia para todos os gostos. Bem antes do inicio dos desfiles dos minitrios, muitas pessoas já se aglomeravam na Avenida Oceânica, na altura do Morro do Gato, de onde as atrações partiam com destino ao Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos da capital — o trajeto, o mesmo feito pelas atrações do Fuzuê, que animou o público no sábado (27), é inverso ao realizado pelos trios das grandes atrações que se apresentam no carnaval, que saem da Barra em direção à Ondina.
O começo da festa estava marcado para as 15h, mas o primeiro minitrio só saiu às 16h. A galera, no entanto, não reclamou. Uma das primeiras atrações do dia, Jau até ficou surpreso com o tamanho da festa. "Que energia é essa, meu povo?! Só podia ser coisa do carnaval de Salvador", comentou, logo após iniciar a apresentação, em Ondina, ao som da música "Já é". No repertório ainda teve "Vixe mainha", "Sandália de couro", "Amar é bom" e "É D'oxum". Atrás dele, num ritmo ainda mais frenético, o minitrio da Família Macedo, comandado pelos irmãos Armandinho, Aroldo, Betinho e André, filhos de Osmar Macêdo (1920-1997), criador do trio elétrico ao lado de Dodô (1920-1978), fez todo mundo lembrar dos antigos carnavais, no ritmo da guitarra elétrica. Celebrando, em 2019, 45 anos de formação da banda Armandinho, Dodô e Osmar, eles não deixaram ninguém parado ao longo do percurso de cerca de 1,5 km, ao som de canções como "Chame gente", "No abraço um axé", "Além mar", "Tem dendê" e outras tantas. Lincoln, da banda Duas Medidas, na sequência, agitou o público com canções enquadradas em categorias como "sofrência" e "fuleragem", expressões comumente usadas pelos fãs durante apresentações do grupo. Entre os hits, teve "La Raba", aposta da banda para o carnaval 2019. (G1)

Comentários