SAGRADA É A FAMÍLIA - Por Paulo Vicente Guerreiro Peixoto

                         A imagem pode conter: 3 pessoas, texto
Este meu texto de hoje, 30 de dezembro, último domingo do ano, quando faltam 1 dia para findar 2018, tem como tema a FAMÍLIA, em
especial por comemorarmos hoje o DIA DA SAGRADA FAMÍLIA.
A SAGRADA FAMÍLIA é o termo usado para designar a família de Jesus de Nazaré, composta segundo a Bíblia por José, Maria e Jesus.
O Papa João Paulo II, na Carta às Famílias, chamou a família de “Santuário da vida”.
Santuário quer dizer “lugar sagrado”. É ali que a vida humana surge como que de uma nascente sagrada, e é cultivada e formada, com a missão mais sagrada ainda de guardar, revelar e comunicar ao mundo o AMOR e a VIDA.
Infelizmente hoje em dia a maioria das pessoas passaram a ignorar a dimensão do significado da FAMÍLIA em suas vidas. Esquecem que é na FAMÍLIA que DEUS reside, é reconhecido, amado, adorado e servido. É nela também que se encontra a salvação da pessoa e da sociedade humana, onde concretamente podemos ter condições de sermos felizes.
Não sou um estudioso de religião, mas, gosto de ler e, aprendi que desde que Deus criou o homem e a mulher, Ele os quis “EM FAMÍLIA”. Por isso, que o significado de família é Sagrado. Foi através de uma Família, que Jesus começou sua missão redentora da humanidade, a Família de Nazaré.
Para sentirmos o quanto ela é importante, foi através dela FAMÍLIA, a primeira coisa humana que Ele quis resgatar no mundo.
Ele não teve um pai natural aqui na terra, poderia simplesmente Deus, o ter colocado no mundo e mandado cumprir Sua missão, mas, todavia, preferiu que Ele tivesse um pai adotivo pobre e humilde, quis que ele tivesse uma família, e nela o fez viver por trinta anos.
Se observarmos, isso é muito significativo. Com a presença d’Ele na família – Ele sagrou todas as famílias, ajudando-a a vencer todos os seus desafios.
José no papel de um bom pai e esposo fiel e trabalhador, homem justo, pronto a ouvir a voz de Deus e cumpri-la sem demora, foi o defensor do Menino e da Mãe, os tesouros maiores de Deus na Terra, deixando-nos a lição fundamental da importância do trabalho, qualquer que seja este.
E, finalmente, Maria a Imaculada, Nossa Senhora, que o acompanhou com a sua materna intercessão, em toda a missão que lhe foi anunciada pelo Anjo de Deus e nos seus últimos momentos entre nós.
A Família de Nazaré é para nós, hoje, mais do que nunca, modelo de unidade, amor e fidelidade, diferentemente da família de hoje, que está sendo destruída em sua identidade e em seus valores.
As mazelas de nossa sociedade –, especialmente as que se referem aos nossos jovens: crimes, roubos, assaltos, seqüestros, estrupos, pedofilia, violência doméstica, drogas, enfim, os graves problemas morais e sociais que enfrentamos, – têm a sua razão mais profunda na desagregação familiar a que hoje assistimos, face à gravíssima decadência moral da sociedade.
Assim neste meu texto de hoje e através dele, rogo ao GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO que nos ilumine para que possamos construir uma sociedade forte e sólida onde deixe de existir “órfãos de pais vivos”, que eles não cresçam sem o calor amoroso do pai e da mãe, carregando consigo essa carência afetiva para sempre, levando-os a uma vida sem qualquer futuro e tendente a criminalidade.
Que possamos, conforme brilhantemente escreveu o Prof. Felipe Aquino, em sua obra religiosa da qual me baseei para escrever este texto:
" A Família de Nazaré ensina ainda hoje que a família desses nossos tempos pós-modernos só poderá se reencontrar e salvar a sociedade se souber olhar para a Sagrada Família e copiar o seu modo de vida: serviçal, religioso, moral, trabalhador, simples, humilde, amoroso… Sem isso, não haverá verdadeira família e sociedade feliz."
Um FELIZ ANO NOVO a todos meus AMIGOS e IRMÃOS .'., aos aniversariantes do dia, na certeza de que JESUS habita dentro de cada um de nós, independentemente de religião ou credo, sem preconceitos ou intolerâncias, repleto de AMOR e PERDÃO e dentro das FAMÍLIAS de todo o Mundo.
MUITA LUZ.
Paulo Vicente Guerreiro Peixoto .'.
30/12/2018.

Comentários