VITAMINAS, MINERAIS, OLIGOELEMENTOS E ENZIMAS. Por Meire Santos

                A imagem pode conter: Lucimeire Santos, sentado e área interna

Nos alimentos oferecidos pela natureza, encontramos em pequenas quantidades as substâncias indispensáveis ás funções das
células, vitaminas, minerais, oligoelementos, enzimas e complexos biológicos, que se complementam para garantir o melhor desempenho de cada um deles. A agricultura intensiva, o uso de adubos químicos e as técnicas de conservação da  indústria alimentícia são a causa de alimentos desvitalizados e com pouco valor nutritivo. As enzimas são destruídas pelo cozimento: a comida pobre em alimentos crus priva o corpo das enzimas que ele precisa para digerir bem e despoluir constantemente as células. Podemos encontrar, numa mesma pessoa, excesso de peso provocado por superalimentação e deficiência de vitaminas, minerais e enzimas por falta de alimentos vivos. Grande quantidade não garante qualidade. Por outro lado, com comida de grande energia vital desaparece a necessidade de grandes quantidades. Os alimentos que geram a vida e os que ativam são muito importantes para corrigir os problemas provocados por anos de alimentação desnaturada. Eles contêm de forma natural e equilibrada. Todos os elementos indispensáveis á vitalidade das células aqueles que a ciência conhece e aqueles que a ciência ainda não descobriu. Na falta deles, podemos tomar vitaminas naturais em comprimidos ou cápsulas (melhores do que asvitaminas sintéticas) e outros suplementos valiosos (levedo, algas  e plantas secas, são minerais, olioelementos, etc).
Se compreendemos o papel das vitaminas, minerais e oligoelementos, e sabemos quais são os alimentos ricos nessas substâncias. Podemos seguir o conselho de Hipócrates:
“Que o alimento seja o teu remédio”.

Drª Lucimeire Santos
Colunista
www.juracireboucas.org

Comentários