PORQUE RETEMOS LÍQUIDO? Por Meire Santos


             Resultado de imagem para retemos liquidos fotos
Muitas vezes o edema ocorre quando os pequenos vasos sanguíneos do corpo extravasam líquidos e o fluido acumula-se nos
tecidos circundantes, conduzindo ao inchamento. Outras vezes o edema se deve a uma obstrução mecânica da circulação venosa e/ou linfática. Nosso corpo é composto por 75% de água. A água está em nosso sangue, músculos, órgãos, e até mesmo nos nossos ossos. Nós precisamos de água, mas às vezes nosso corpo exagera. Esta é a retenção de água, ou como dizem “retenção de líquido”, e isso causa o indesejável inchaço. Ela pode ser desencadeada por muitas coisas diferentes. Todos nós precisamos de sódio. Ele desempenha um papel importante na regulação da pressão arterial e nos níveis de fluido. Mas você só precisa de uma pequena quantidade de sódio. Se você tem muito em seu sistema, seu corpo mantém na água. O sal de mesa é uma fonte de sódio, mas em alguns alimentos ele se encontra em grande excesso, como carnes, batatas fritas, legumes, sopas enlatadas, fast food e até mesmo refrigerantes.

Alimentos que ajudam a desinchar o corpo

Água: Manter-se bem hidrato é essencial. Ao contrário do que se pensa, quando o corpo está inchado. É importante hidratá-lo para estimular a ação diurética.


Melancia - Contém 90% por água, a fruta também é um dos principais combatentes da retenção de líquido. Ela estimula a produção de urina e ainda o alimento ainda é rico em antioxidantes e minerais.

Cenoura - Seu poder diurético se dá graças ao estímulo que dá ao metabolismo com a ação dos minerais, como silício e potássio.
Pepino - Ele é altamente diurético e ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo.

Abacaxi - ele ajuda o tanto o sistema digestório como o urinário a funcionarem melhor, eliminando mais rapidamente as toxinas.
Berinjela - A água extraída do alimento ajuda a diminuir o inchaço do corpo, estimular a produção de urina, além de ajudar o organismo a absorver menos gordura.

Pêra - Ela é eficaz no controle da hipertensão arterial, justamente por seu efeito diurético, sendo um excelente alimento tanto para hipertensos como para quem sofre com a retenção de líquidos.

Chá de Hibisco e Cavalinha – As ervas facilitam a digestão e podem desinchar por terem efeito diurético. Assim como chá verde. A dica é consumir para aumentar a chance dos efeitos benéficos.



Lucimeire Santos
Nutricionista

Colunista
www.juracireboucas.org

Comentários