Com o apoio do Sebrae, município de Teolândia diversifica produção agrícola



 Com o apoio do Sebrae, município de Teolândia diversifica produção agrícola
Teolândia, no sul do estado, é conhecida como a terra da banana na Bahia. Segundo dados da secretaria de Agricultura local, o
município se destaca entre os maiores produtores de banana da terra tipo maranhão na Bahia e no Brasil. Com o suporte do Sebrae na região, junto ao produto carro chefe da agricultura familiar vieram outros que dinamizam a cultura produtiva do município. Segundo o secretário de Agricultura, João Neto Quaresma, a atuação do Sebrae é importante para a qualificação do pequeno produtor e contribui para a diversificação da produção agrícola. “Tivemos consultorias voltadas para modos de produção da agroindústria local. A atuação do Sebrae é importantíssima e ajuda também na questão da diversificação. Hoje, Teolândia deve ter, pelo menos, umas oito culturas produtivas diferentes, como cacau, banana, mandioca, maracujá, graviola, acerola e cupuaçu”, destaca.
Porém, mesmo com essa diversificação dos produtos da agricultura familiar, a banana continua sendo um vetor de crescimento na produção agrícola de Teolândia. De acordo com o secretário de Agricultura, em 2016 o município chegou a produzir quase 100 mil toneladas de banana, o que rendeu 51 milhões de reais – números significativos que evidenciam a relevância da cadeia produtiva numa cidade de aproximadamente 15 mil habitantes.
A banana, que carrega o nome de Teolândia para outras regiões do estado e do Brasil, tem até uma festa realizada, há 13 anos, como forma de valorização do agricultor e da atividade agrícola, dando destaque a um produto da terra e à cultura local.
Todo o trabalho voltado para o desenvolvimento da produção de banana em Teolândia começou em 2013, quando a secretaria de Agricultura iniciou a implantação do plano de assistência técnica e extensão rural que priorizava o atendimento aos pequenos agricultores –público que atualmente representa cerca de 80% da base agrícola local.
O secretário de Agricultura destaca ainda que além de assistência técnica, o município também começou a adotar o processo de mecanização de solos levando, através da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária], a pesquisa para Teolândia a fim de dar suporte aos agricultores. “Ao longo desses quatro anos, conseguimos mecanizar mais de 2 mil hectares, dos quais 80% foram justamente para  a banana da terra, que aumentou a produção de 20 mil toneladas por ano para quase 100 mil toneladas em 2016”, completa Quaresma.
Para a gestora de projetos do Sebrae, Maria Guadalupe Souza, a partir da atuação da instituição junto aos pequenos produtores, a agricultura familiar vai sendo profissionalizada e gerida de outra forma. “O Sebrae atua com os agricultores levando temas como gestão da propriedade,  mercado e qualidade, potencializando a sua visão empresarial, sua propriedade e sua empresa. A partir do momento em que o produtor agrícola desperta para isso, ele entende a necessidade de gerir o negócio melhor”, conclui. Verticalização da produção agrícola
A atividade agrícola da banana não se limitará apenas à produção de 100 mil toneladas por ano.  Segundo a secretaria de Agricultura de Teolândia, já está sendo implantada uma fábrica escolar, em parceria com o governo do estado, para a produção de derivados da banana, onde será compartilhado conhecimento, sendo um espaço de formação de pequenos produtores para a atuação em processos produtivos e, ao mesmo tempo, verticalizando nossa produção. (Agência Sebrae)

Comentários