Dicas nutricionais para o inverno - Por Meire Santos



Nesta época do ano o gasto energético é maior, pelo fato do organismo se esforçar mais para manter a
temperatura corporal normal. Porém estudos comprovam que esta demanda energética não é significativa para justificar o aumento do consumo calórico, ou seja, seria mais um fator psicológico que fisiológico. Nesse período não precisamos exagerar nas comidas saborosas e calóricas. A dica é comer de tudo moderadamente sem deixar de fora os alimentos saudáveis.
Dicas para conseguir manter o peso nessa estação do ano:
  • Consuma o chocolate preparando o mesmo com leite desnatado, achocolatado light e maisena;
  • Prepare sobremesas a base de frutas, como banana e maçã ao forno, adicione canela para realçar o sabor sem aumentar as calorias;
  • As sopas ou cremes podem ser preparados com vegetais ou grãos (lentilha, ervilha, feijão, grão de bico e aveia) e acrescidas de carnes magras como o peito de frango e acompanhadas por torradas integrais;
  • O chá, quando quente é uma boa opção para elevar a temperatura corporal e pode ser isento de calorias se ingerido com adoçante;
  • Quando optar por um “foundue” dê preferência aos de queijo, porém, preparados com queijo branco e leite desnatado;
  • Se não resistir às massas, prefira ao sugo (molho de tomate), evitando assim, os molhos brancos, pois eles contêm muita gordura e alto valor calórico. Vale também investir na massa integral.
·         Se a idéia for preparar a massa de chocolate em casa, procure receitas que levem cacau ou chocolates mais amargos. Além de menos doces, essas são melhores opções, pois costumam apresentar menor aporte de gorduras e conter maior quantidade de antioxidantes. E para acompanhar, é claro que as frutas são muito bem vindas! Morango, kiwi, banana, uva, abacaxi, manga, basta escolher aquelas que mais te agradam.

Não podemos esquecer também de ingerir bastante água, apesar de no inverno não sentirmos tanta sede. E também dar continuidade as atividade físicas. Com essa junção, tenho certeza que terá um inverno bastante saudável.

·         vindas! Morango, kiwi, banana, uva, abacaxi, manga, basta escolher aquelas que mais te agradam.

Não podemos esquecer também de ingerir bastante água, apesar de no inverno não sentirmos tanta sede. E também dar continuidade as atividade físicas. Com essa junção, tenho certeza que terá um inverno bastante saudável.

A imagem pode conter: Lucimeire Santos, sorrindo, selfie e close-up 
   Lucimeire Santos
      Nutricionista
         Colunista 
              do
     www.juracireboucas.org





Comentários