Casa Sousa

Casa Sousa

segunda-feira, 16 de abril de 2018

COMO MELHORAR OS FATORES DE RISCO DA GESTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO - Por Meire Santos

                    Lucimeire Santos
A gestação na adolescência tem sido identificada como um problema de saúde publica.  Os riscos associados á
gravidez nessa fase são: prematuridade, baixo peso ao nascer, anemia, distúrbio hipertensivo especifico da gestação e complicações do parto desproporção cefalopélvica (quando a pelve materna não permite a passagem da cabeça fetal), só sendo diagnosticada na hora do parto, refere-se á imaturidade biológica da adolescência. Atualmente, acredita-se que fatores ambientais desfavoráveis como anemia, deficiências
 nutricionais, desnutrição, tabagismo e escolaridade, instabilidade emocional, marital (refere-se ao casamento) e familiar são os fatores determinantes da adolescência. Durante a gestação é recomendada uma alimentação equilibrada para exercer papel determinante sobre os desfechos relacionados á mãe e o bebê, contribuindo para prevenção de uma série de ocorrências negativas. Assegurar reservas nutricionais para o parto e pós parto, garantindo substratos para o período de lactação.

O que não pode faltar no prato da gestante?

As refeições devem contemplar todos os grupos alimentares. A gestante deverá ingerir vegetais (folhosos e legumes), frutas, carnes bovinas, fígado, peixe (sardinha, atum, pescada, cavalinha), ovos, leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha, cereais integrais, azeites de preferência extra virgem, leites e derivados e bastante água.


Dica caso tenha enjôos e freqüência de vômitos.
Tomar sempre em jejum:
 1 copo com água gelada e 1 lasca de gengibre (deixar de infusão uns 30 minutos)

Meire Santos
Colunista
www.juracireboucas.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, não refletindo a opinião da equipe deste blog. Todos os comentários serão moderados pela direção deste blog, sendo que os mesmos deverão ser identificados para serem aceitos, seja qual for o seu teor.