SAIBA TUDO SOBRE A FRUTA PÃO - Por Meire Santos


A Fruta Pão é também conhecida como Árvore do Pão e possui certo parentesco com a Jaca. Sua principal característica é
devido a ser muito frutífera com alto índice nutritivo. Na região da Polinésia é uma das principais fontes de alimentação, até pela facilidade que oferece em seu preparo. Essa espécie é dividida em duas principais variedades, onde a apyrena é muito conhecida como fruta pão de massa, por não possuir nenhuma semente. A outra é a seminífera, ou fruta pão de caroço, já possuindo muitas sementes que podem ser comestíveis e polpas não comestíveis.

A fruta pão é um alimento bastante nutritivo e calórico, que pode trazer muitos benefícios para o nosso organismo como carboidratos, Proteínas, água, vitaminas B1, B2, Vitamina C, Ômega 3 e 6, Ferro, Fibras, Cálcio e Fósforo. Ajuda inibir vontade de comer doces, na redução do diabetes, redução do colesterol, da hipertensão, na Cirrose Hepática ajuda a melhorar o sistema imunológico. Além das folhas atuarem como excelente medicamento caseiro, contra as dores reumáticas. 

Nas indústrias a polpa da fruta pão serve como fonte para extração do amido e da farinha granulada semelhante ao sagu. Em uso caseiro a polpa quase madura, pode ser cozida, assada, transformada em purê, ou consumidas fritas (como batata frita) com manteiga, mel ou melaço, além de ser utilizada na composição do pão e doces.

Espero que a fruta pão ganhe destaque por suas propriedades e benefícios apresentados, apesar de não causar grandes entusiasmos ao ser provada pela primeira vez.

Lucimeire Santos

Comentários