Com seis clubes, Série B do Baianão 2018 é lançada pela FBF


A disputa por uma vaga na elite do Baianão 2019 já tem data para ser iniciada. A partir de 3 de março, a bola rola e as emoções tomam conta dos torcedores na Série B do Baianão 2018.
 
Serão pouco mais de dois meses de disputa, com seis candidatos à vaga na Série A. Se inscreveram e serão postulantes à classificação velhos conhecidos dos torcedores, que já disputaram as últimas edições, como o
Alagoinhas Atlético Clube (Atlético de Alagoinhas), Associação Atlética Teixeira de Freitas (Teixeira de Freitas), Colo Colo de Futebol e Regatas (Colo Colo), Galícia Esporte Clube (Galícia) e o Pituaçu Futebol Clube Cajazeiras (PFC-Cajazeiras).


Além deles, estará na disputa o Conquista Futebol Clube. Após anos longe das competições oficiais, o tradicional clube de Vitória da Conquista, que conquistou a então 2ª Divisão do Baianão em 1994 e vinha trabalhando com categorias de base e futebol feminino reestreará no futebol profissional já lutando pelo acesso.
 
Nesta sexta-feira (22), a Federação Bahiana de Futebol reuniu os presidentes e representantes das seis agremiações para a Reunião do Conselho Técnico da competição. Na sede da entidade foi definida, por unanimidade entre os participantes, a fórmula de disputa do estadual.


Na primeira fase, as seis equipes ficarão em um único grupo, onde se enfrentarão entre si no sistema de ida e volta. As duas primeiras colocadas do grupo avançarão para a segunda fase, a final da competição.
 
Na decisão, as duas finalistas também se enfrentarão no sistema de jogos de ida e volta. A equipe vencedora se sagrará campeã e garantirá a única vaga na Série A do Baianão 2019.
 
A Série B do Baianão 2018 terá o total de 32 jogos, sendo 30 na fase de classificação e dois na fase final. Cada clube realizará o mínimo de dez e o máximo de 12 partidas.


Todos os duelos acontecerão nos finais de semanas (sábados ou domingos). Quatro deles em março, cinco em abril e três em maio. O campeão será conhecido em 20 de maio, um domingo.
 
Os clubes terão até 28 de fevereiro para inscreverem os atletas que disputarão o certame. Antes, em 18 de janeiro, a FBF e os filiados voltam a se reunir.
 
Pelo segundo ano consecutivo, a parceria com a TVE Bahia será destaque na competição. A emissora pública baiana, através do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e do Governo do Estado transmitirá jogos em TV aberta e pelo facebook para toda a Bahia, além de diversos locais do país e do mundo.


A Reunião do Conselho Técnico foi comandada pelo presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues. A mesa diretora do evento também foi composta pelo vice-presidente da entidade, Ricardo de Lima; a diretora de competições, Taíse Galvão; e o assessor especial do IRDEB, Wilson Cunha.
 
Após a reunião, a FBF divulgou a tabela completa, regulamento e plano de ação da Série B. Com a divulgação antecipada, a entidade atende o que determina a Lei Nº 10.671/03 do Estatuto de Defesa do Torcedor, que estabelece prazo de 60 dias para a publicação na íntegra do regulamento, plano de ação e tabela do campeonato, contendo as partidas a serem realizadas.

Fonte FBF

Comentários