ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA GENERALISTA - Por Lucimeire Santos

Lucimeire Santos

Þ     Para conseguir as mudanças preconizadas, é necessário estar motivado (a), e nos parece que a motivação possível é a melhoria de sua saúde.
Þ     Faça de sua dieta um prazer e não um
sacrifício; por isso faça um rodízio entre os alimentos de cada tabela; inove as receitas; faça pratos variados.
Þ     A dieta deve ser constituída por alimentos de fácil digestão.
Þ     Não faça uso de gordura animal do tipo bacon, banha, presunto, toucinho, etc...
Þ     Não utilize enlatado, nem embutido (calabresa, salsichas, salames, etc...).
Þ     Evitar alimentos muito condimentados.
Þ     Ao preparar as carnes, retire toda a gordura visível e dê preferência às preparações assadas, grelhadas ou cozidas.
Þ     Na preparação de frango e peixe, retire as peles antes do cozimento e deve se consumir em menor quantidade as carnes vermelhas, evitando as carnes gordas (porco, carneiro, ganso, pato).
Þ     Cozinhe os legumes apenas o suficiente para que fiquem macios, se possível a vapor. Cozinhar legumes em excesso faz com que percam o sabor e os nutrientes importantes.
Þ     Temperos como coentro, manjericão etc.., podem ser utilizados na melhoria do sabor das preparações. Evite caldo de carne (knorr e outros), bem como enlatados.
Þ     Tomar pelo menos 2 litros de água por dia, fora sucos; evitando líquidos durante o almoço e jantar.
Þ     Se possível escolha locais tranqüilos e agradáveis para realizar suas refeições, mastigando bem todos os alimentos. E procure realizar todas as refeições, evitando assim ficar longos períodos sem alimentar-se.
Þ     Não ingerir líquidos no almoço, pois eles diluem as enzimas digestivas, dificultando o processo digestivo, além de dilatar o estomago. Dê um intervalo de uma hora antes e uma hora depois do almoço e jantar.
Þ     Evite alimentos ricos em gordura, como frituras, mariscos, crustáceos, carne de boi, gema de ovo, carnes salgadas e defumadas, molhos concentrados.
Þ     Utilize óleos de origem vegetal, tipo girassol, cânola, soja e algodão.
Þ     Acrescentar às preparações, sempre que possível farelo de trigo, farelo de milho, arroz integral, aveia, pois são boas fontes de fibras.
Þ     Cardápio balanceado – ingerir nas grandes refeições pelo menos um alimento de cada grupo: reguladores, energéticos e protetores.
§  Reguladores: frutas, verduras e legumes.
§  Energéticos: mel, açúcar, farináceos, feculentos, margarina, óleo, azeite, toucinho, banha, manteiga e margarina.
§  Protetores: carnes, ovos, leite e derivados, leguminosas secas e oleaginosas.
Þ     Evite conversas excessivas durante as refeições para evitar a formação de gases. Procurar fazer as refeições em clima de tranqüilidade, mastigando bem todos os alimentos.
Þ     Usar sal com moderação. O sal em excesso prejudica os sistemas cardiovasculares e renais.
Þ     Sempre que possível tente substituir os refrigerantes pôr sucos, pois os refrigerantes não fornecem nada mais do que água, gás carbônico, açúcar, corantes, e outras substâncias químicas.
Þ     Dar preferência aos vegetais folhosos, saladas cruas, pois possuem mais fibras, porém com o aumento do transito intestinal associar a salada cozida. Todas as frutas e verduras devem ser consumidas, no aumento do transito intestinal evitar as de características laxantes.
Þ     A dieta deve ser rica em fibras as quais são substancias que favorecem a formação de bolo fecal e assim regulariza o ritmo intestinal, evitando esforços para o coração no ato de defecar.
Þ     Evitar todo alimento ou combinação de alimento que por experiência própria provoque azia, gases ou outros sintomas digestivos.
Þ     Frutas, verduras (legumes e hortaliças) e leguminosas não possuem colesterol, portanto devem ser consumidas com freqüência na alimentação.
Þ      Evitar o uso abusivo de bebidas excitantes como chá, café, chocolate e alimentos ricos em gorduras saturadas.
Þ     Retornar com 30 dias trazendo exames laboratoriais novos

Lucimeire Santos

Nutricionista CRN 5 5004.
Colunista

www.juracireboucas.org

Comentários