Santo Amaro terá evento coral gratuito neste domingo, dia 3


O concerto acontece às 16h, no Teatro Dona Canô

Neste domingo, dia 3 de setembro, o município de Santo Amaro receberá a nona e penúltima edição do Música de Câmara no Interior. O evento é gratuito e acontece às 16h, no Teatro Dona Canô, com apresentações do Coro Juvenil do NEOJIBA e do CJAR - Coral Juventude Arte do Recôncavo.

A apresentação do Coro Juvenil do NEOJIBA contará com 45 vozes. De acordo com a regente Yuli Martinez, o coro vai executar um repertório variado, com obras sacras e popular brasileiras. A ação integra a
programação do projeto Caravanas Pedagógicas do NEOJIBA, por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia.

Além das apresentações, no dia 2 de setembro acontecem as Oficinas de Capacitação em Canto Coral, ministradas pelos multiplicadores corais do NEOJIBA: Andrea Alves, Joilson Cerqueira, Michel Silva e Yuli Martinez. Cerca de 50 alunos do CJAR participam das oficinas. Todas as atividades são gratuitas e fazem parte das comemorações dos dez anos do NEOJIBA.

O projeto Caravanas Pedagógicas conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Or-dem e Progresso. Em Santo Amaro, conta com a parceria do PROMJAR - Projeto Mu-sical Juventude Arte do Recôncavo.

Projeto Musical Juventude Arte do Recôncavo
O Projeto Musical Juventude Arte do Recôncavo (CJAR – PROMJAR) começou em 2000, na comunidade de São Bento, em São Francisco do Conde. Hoje, a sede principal do projeto está situada em Santo Amaro e oferece para crianças e jovens aulas de balé, canto, violão, entre outras. O projeto tem mais de 200 alunos de diferentes municípios: Santo Amaro, São Francisco do Conde, Salvador e Região Metropolitana, Pojuca e Cachoeira. “Acredito no poder de transformação da arte. A música me transformou. Eu escolhi o mundo da arte para transformar vidas e mostrar a nossas crianças e jovens uma possibilidade de caminho a seguir”, conta Robert Alexandre, fundador do CJAR.

Caravanas Pedagógicas
Iniciado em outubro de 2016, o projeto Caravanas Pedagógicas realiza até outubro 2017 um total de 42 visitas técnicas e oficinas pedagógicas com grupos musicais e orquestrais da Bahia, além de 12 apresentações públicas. Todas as atividades contemplam diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos orquestrais, sediados em 30 municípios do Estado.

O projeto prevê a formação e concertos de cinco Orquestras Regionais de diferentes Territórios de Identidade da Bahia: Costa do Descobrimento, Extremo Sul, Irecê, Piemonte da Diamantina e Sisal. Cerca de 500 jovens músicos no interior da Bahia integram as cinco Orquestras Regionais, numa média de 100 por grupo, todos pertencentes a projetos sociais e musicais baianos.

 Serviço
Música de Câmara no Interior, com o Coro Juvenil do NEOJIBA e CJAR - Coral Juventude Arte do Recôncavo
Dia 3 de setembro (domingo), às 16h
Santo Amaro
Teatro Dona Canô (Rua do Imperador, 142, Cais de Araújo Pinho­)

Sobre a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia
É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Atualmente, são 42 projetos, em 36 municípios e 15 Territórios de Identidade do Estado. A Rede procura criar ou potencializar ações que atendam à crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação em gestão e na criação de projetos musicais no interior do Estado.

Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

-- 
Maria Clara Lima
Assessoria de comunicação
Rede de Projetos Orquestrais da Bahia
NEOJIBA - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia

Comentários