Prefeito participa de reunião com o IBGE sobre Censo Agropecuário 2017


Na última segunda (31), o prefeito Marcelo Pedreira, acompanhado de secretários e vereadores, participou de uma reunião com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para tratar sobre o Censo Agropecuário 2017. O objetivo da reunião foi
formar uma Comissão Municipal de Geografia e Estatística, que vai apoiar e acompanhar os trabalhos do IBGE durante o censo.
Durante a reunião, os representantes do IBGE explicaram o que é o censo e como ele funciona, destacando a importância da participação da sociedade, especialmente aqueles que vivem na zona rural, para o bom andamento do trabalho. Também estiveram presentes na reunião representantes de associações, de escolas, agentes comunitários de saúde e lideranças religiosas, que conhecem melhor a população e podem ajudar na localização, além de fazer com que as pessoas confiem nos recenseadores para passarem informações verídicas.
O prefeito Marcelo Pedreira explicou que o censo é muito importante, pois é a partir dele que podem ser planejadas políticas públicas e recursos para o município, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), repasse de verbas da União. Por isso, ofereceu todo o apoio. “Já participei duas vezes desta comissão e é um trabalho fundamental. Por isso, eu faço questão de me envolver pessoalmente para facilitar o trabalho. Aqui já tivemos problemas sérios, porque muitas pessoas tem uma perspectiva negativa do censo e tem medo de informar seus dados, o que acabou reduzindo o FPM da cidade.”, lamentou.
Marcelo garantiu a parceria com o IBGE para a realização do censo, onde será disponibilizada toda a estrutura necessária, como um ambiente com computador e internet e um veículo para transporte dos recenseadores, além de pedir o apoio da sociedade. “Cada um de vocês que está aqui hoje já pode ir conversando com as pessoas em suas comunidades, para que elas tenham confiança em dar as informações, que ali não há nada de ruim. Assim, quando o recenseador chegar, a população já saberá do que se trata e não terá medo”, orientou.
A comissão ainda se reunirá outras vezes, antes e durante o censo, para garantir o bom andamento do trabalho





www.juracireboucas.org

Comentários