ALIMENTOS QUE AUMENTAM A IMUNIDADE E DIMINUEM INFECÇÕES - Por Lucimeire Santos

             Lucimeire Santos

Nada é tão importante para a saúde quanto um sistema imunológico em perfeito funcionamento. Ele pode salvá-lo de todos os tipos de problemas, de pequenas infecções ao câncer. Sua composição genética certamente tem
grande influência sobre sua imunidade, mas os fatores ambientais também. Um dos mais importantes é o seu comportamento alimentar. Recentemente os cientistas começaram a investigar o funcionamento do sistema imunológico e sua dependência alimentar. Está cada vez mais vidente que é possível modular sua imunidade através da alimentação saudável. Os alimentos contem vitaminas, minerais e outros componentes que, segundo novas pesquisas, podem estimular amplamente os mecanismos imunológicos, aumentando sua resistência a inúmeras infecções virais e bacterianas, bem como os tumores cancerosos que florescem ou morrem de acordo com o funcionamento dos mecanismos imunológicos.
O que você come pode ter grande influência sobre o desempenho das células brancas do sangue – guerreiros da linha de frente contra a infecção e o câncer. Essas células são neutrófilos, que engolem e matam as bactérias e as células cancerosas, e os linfócitos – células T, células B, e células matadoras naturais. As células B, produzem anticorpos importantes que correm para destruir invasores estranhos, como viris, bactérias e células de tumores. As células T controlam inúmeras atividades imunológicas e produzem duas substancias químicas chamadas interferon e interleuquina, essenciais ao combate de infecções e de câncer. As células matadoras naturais são consideradas de linha de frente do organismo contra o desenvolvimento do câncer, pois destroem as células cancerosas e a células infectadas por vírus. Portanto, os alimentos estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam o seu funcionamento.

Alimentos que podem estimular sua imunidade:
Iogurte, alho, cebola, alimentos ricos em betacaroteno como: espinafre, couve, batata-doce, cenoura e abóbora, e dieta com baixo teor de gordura. Lembrando sempre de consumir os alimentos da sua forma mais in natura, para garantir suas propriedades funcionais.

Alimentos que podem diminuir a imunidade:
Dieta com alto teor de gordura, industrializados, refrigerantes, excesso de açúcar e frituras.


Lucimeire Santos

Nutricionista CRN 5 5004.
Colunista

Comentários