Secretaria de Assistência Social realiza reunião ampliada sobre o BPC


Com o objetivo de explicar, orientar e tirar dúvidas sobre o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC), a Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Esporte convocou os beneficiários e aqueles que se encaixam nos critérios do Benefício para uma reunião.
O benefício é uma ajuda mensal equivalente a um salário mínimo, dada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a idosos a partir de 65 anos, pessoas com deficiência e
incapacitadas para o trabalho. Durante a reunião, foi explicado o que é o BPC e quais os requisitos para recebê-lo, como a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que agora se tornou obrigatória.
O secretário José Santana abriu a reunião falando sobre o desejo do governo municipal em cuidar bem das famílias. O prefeito Marcelo Pedreira destacou a importância da participação nesses momentos, para que todas as dúvidas possam ser esclarecidas e o acesso aos benefícios seja facilitado. Marcelo falou ainda sobre a dedicação da equipe da Secretaria em fazer o melhor pelos mangabeirenses. “Temos um time de pessoas que cuida de tudo com muito amor. Tudo que estiver ao nosso alcance para ajudar a organizar a vida de vocês será feito”, frisou.
A gestora do Bolsa Família, Nilda Lopes, falou sobre a importância do CadÚnico e apresentou a equipe que estará disponível para receber todos aqueles que desejarem se cadastrar, além de falar sobre horários e documentos necessários para o cadastro. Já a coordenadora do BPC na Escola, explicou o que é o programa, que busca identificar os beneficiários com filhos em idade escolar e mapear as barreiras que eles enfrentam para chegarem até a escola, para a construção de políticas públicas que possam melhorar o acesso à educação.
Convidada para palestrar sobre o tema: “Socialização das Mudanças no acesso ao BPC”, a assistente social do INSS, Patrícia Nascimento, explicou as novas exigências do Governo Federal para acessar o beneficio, além de falar dos requisitos e aspectos legais que envolvem o BPC, esclarecendo as dúvidas do público. A assistente falou ainda sobre a importância de multiplicar o conhecimento com os familiares, amigos e vizinhos e elogiou a iniciativa do Município em fazer uma reunião como esta. “Aproveitem bastante este momento, pois o governo municipal está trabalhando para deixar a vida de vocês melhor”, aconselhou.
Ações na área social
Aproveitando o momento, o prefeito Marcelo Pedreira falou também sobre o trabalho que a Prefeitura tem feito para melhorar a vida das pessoas, destacando algumas ações e programas que estão sendo desenvolvidos no setor. Uma das próximas ações anunciadas pelo prefeito foi o início do programa de construção de casas para pessoas carentes, em que a primeira será entregue a uma família do Carpina. A Ordem de Serviço deve ser assinada ainda este mês. Também estão previstos programas para reformas de residências.

Outra ação importante que deverá ser executada em breve é a distribuição de cobertores para diminuir o frio de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade. Os itens, inclusive, já estão sendo licitados. “Com esta ação, não queremos simplesmente entregar um cobertor, mas devolver o calor humano. Demonstrar o carinho e respeito que temos por estas famílias e que elas não estão sozinhas”, completou Marcelo.

Comentários