Formas de Administração Pública - Por Lyndy Barreto
Estamos acompanhando as
medidas administrativas do novo governo, ações políticas com base em conceito
de administração pública, diferenciado do governo anterior. Mas, que tipo de
administração é essa? Dois pontos são
importantes nesse processo, e quais opções de gerenciamento pode -se ter. Para
isso vamos instigar você leitor a
buscar mais informações, vamos ver alguns nomes que falam sobre o assunto.
buscar mais informações, vamos ver alguns nomes que falam sobre o assunto.
Uma abordagem acerca de Administração Pública, os conceitos de governança e governabilidade, é um ponto chave, apresentamos três autores, Luiz Carlos Bresser Pereira, Eli Diniz e Caio Márcio Marini Ferreira, e suas articulações entre tipologias no que tange à reforma do aparelho estatal no Brasil, observando seus traços distintos. Concepção dos termos Governança e Governabilidade;
Governabilidade é o conjunto
de condições necessárias ao exercício do poder. Compreende a forma de governo,
as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as
forças políticas de oposição e situação. Diz respeito à capacidade política de
decidir. A Governabilidade expressa a possibilidade em abstrato de realizar
políticas públicas.
Governança é a competência
do governo de praticar as decisões tomadas ou, em outras palavras, a capacidade
de governo do Estado. Envolve a disposição institucional pela qual a autoridade
é exercida, de modo a propiciar as condições financeiras e administrativas
indispensáveis à execução dos arranjos que o governo adota.
Tipologias:
Tipologia de Bresser Pereira
–
Bresser Pereira foi Ministro
da Administração Federal e Reforma do Estado no Governo de Fernando Henrique
Cardoso, tendo Seu Plano Diretor aprovado em Setembro de 1995, propondo a
Reforma do Estado. Bresser vem questionar a importância ou e a legalidade de
ter um Estado forte, defende uma rearticulação das instituições públicas e
coloca os interesses do cidadão como principal obstáculo para uma Reforma de
Estado, embora, acredite que o espirito cívico prevaleça. Bresser esclarece o que entende por governo e por
governança:
(...)“governo” não como sinônimo de Estado (como geralmente se
faz na linguagem corrente), mas para me referir: (a) ao grupo de pessoas, nos
poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado, que chefiam a
organização do Estado; e (b) ao processo de governar, de decidir sobre políticas
e instituições públicas. Uso o termo “governança” apenas raramente, mas quando
o faço, entendo por ele o processo complexo de governar nas democracias
modernas, em que não apenas os funcionários governamentais, mas também a
sociedade civil e uma legião de atores políticos diferentes e conflitantes
interagem no contexto de uma realidade econômica e institucional” (1)
Em seu Plano Diretor de
Reforma do Aparelho do Estado, Bresser Pereira, dá seguimento ao seu projeto de
mudança da forma de Administração do País, de Administração Burocrática para
uma Administração Gerencial, em busca da eficiência, eficácia e economicidade.
Essa reforma fortalece a política da privatização e da menor participação do
Estado, questionada por entidades que acredita que a focalização das políticas
sociais gera uma perda continua de direitos e consequente perda da qualidade de
vida, o enfraquecimento dos movimentos sociais, dentre outros.
Burocracia é administração da
coisa pública por funcionário sujeito a hierarquia e regulamento rígidos, e a
uma rotina inflexível; combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista
eram seus maiores objetivos. Para tal, orientava-se pelas ideias de
profissionalização, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.
Administração Pública
Gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande
empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na
eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados,
suas principais características.
A Administração Gerencial seria consequência dos avanços
tecnológicos e da nova organização política e econômica mundial, para tornar o
Estado capaz de competir com outros países. O Estado marcado com uma
administração gerencial é aquele que tem como objetivos principais atender a
duas exigências do mundo atual: adaptar-se à revisão das formas de atuação do
Estado, que são empreendidas nos cenários de cada país; e atender às exigências
das democracias de massa contemporâneas.
Tipologia de Eli Diniz
Eli
Diniz é Professora Titular Aposentada do Instituto de Economia da Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Diniz defende o Desenvolvimento e um Estado
Desenvolvimentista, mas sem deixar de levar em conta a trajetória do país e
suas condições institucionais peculiares.
Para
isso requer coalizões desenvolvimentistas para alcançar sustentabilidade
política. No caso de regimes democráticos, a amplitude e flexibilidade das
alianças implicam parcerias com múltiplos interesses urbanos e rurais, entre os
quais operários e trabalhadores rurais, interesses que se tornam coesos em
torno de metas comuns, porém sem perda de autonomia do Estado.
Tipologia de Caio Marini
Estudioso de diversos
métodos de administração, Caio defende modelos integradores de diversas
perspectivas. Ou seja, embora todos sejam necessários, nenhum deles,
isoladamente, é capaz de atender a todas as necessidades, razão pela qual se
faz necessária a compreensão da contribuição de cada um para efeito da
composição de um modelo abrangente de gestão para resultados.Entre os modelos
de administração, tem -se o Modelo de Gestão de Qualidade Total, já conhecido
entre as repartições públicas e de diversas empresas privadas.
A Gestão da Qualidade Total
preocupa-se com o atendimento das necessidades e das expectativas dos clientes,
sejam eles internos ou externos. Para isso, ressalta principalmente as pessoas
e os elementos da qualidade. Nesse sentido, o conceito da qualidade no tempo
possui, segundo vários estudiosos, diferentes conotações, tais como: ênfase nos
custos da qualidade; ênfase na ausência de defeitos [defeito zero] e,
posteriormente, na adequação ao uso; ênfase na conformidade do produto às suas
características; e ênfase no atendimento às especificações dos clientes.
Esta é uma filosofia de
melhoria contínua das organizações onde, sua principal contribuição é orientar
as organizações na busca de conformidade a padrões de excelência em gestão e,
assim, atender às expectativas de qualidade.
Aqui buscou-se pontuar formas
da administração pública, dentro do processo político e burocrático, ao tempo
em que propõe uma reflexão sobre a influência e autonomia dos atores envolvidos
no aparelho estatal, na tomada de decisão, no que se refere à governança e
governabilidade.
Palavra Chave:
Administração Pública, Governança, Governabilidade
1 - Cf. Bresser Pereira, Luiz Carlos, cit., p. 14.
2-Renovação
institucional em Bresser Pereira, parte II
On-line version ISSN 1678-9873
Rev. Sociol.
Polit. vol.21 no.47 Curitiba Sept. 2013
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782013000300002
4-Dossiê "Empresariado, Estado E Desenvolvimento
Desenvolvimento e Estado desenvolvimentista:
tensões e desafios da construção de um novo modelo para o Brasil do século XXI
5-Governabilidade, Governança e Democracia: Criação
de Capacidade Governativa e Relações Executivo-Legislativo no Brasil
Pós-Constituinte*
Lyndy Barreto
Colunista
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