COMO DIAGNOSTICAR A ANEMIA EM TEMPO REAL

Para entender como funciona, é preciso antes saber um pouco mais sobre essa doença. A anemia aparece quando a quantidade de hemoglobina no líquido vermelho está abaixo do nível normal por falta de nutrientes como zinco, vitaminas ou proteínas. O tipo mais comum é a ferropriva, por deficiência de ferro. Esse mineral é essencial porque está diretamente ligado á produção de hemácias e ao transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo. Tem como manifestações à redução da capacidade cognitiva, fadiga, cefaléia, irritabilidade, unhas em coiloníquia, disfagia, flatulência, dores abdominais, anorexia, glossite, palidez e palpitações. A dieta deve fornecer quantidade adequada de ferro e garantir sua biodisponibilidade, através do consumo de substâncias potencializadoras da absorção do ferro (ácido ascórbico, proteínas, ácidos orgânicos e vitamina A), e redução do consumo de substâncias inibidoras (cálcio, fitatos, oxalatos, taninos, fibras, fosfatos, zinco e soja).



VEJA COMO A DEFICIÊNCIA DE FERRO PREJUDICA O FUNCIONAMENTO DO NOSSO ORGANISMO:

1.     É na medula óssea que se produz as células sanguíneas, as hemácias são composta de moléculas de hemoglobina, uma proteína que precisa de ferro para se formar.
2.    Se falta o mineral, há baixa concentração de hemoglobina. As hemácias ou glóbulos vermelhos ficam menores e mais claras, com a capacidade de transportar o oxigênio diminuído.
3.    Nos pulmões que as moléculas de oxigênio entram nas hemácias e se penduram nas hemoglobinas. No sangue venoso, essa proteína carrega o CO2 (oxigênio) que é eliminada pela expiração.
4.    O oxigênio é levado a todos os tecidos do corpo. O ciclo de vida da hemácia é de 120 dias. Depois ela é inutilizada e o ferro volta para a célula óssea como fonte de matéria prima.


Dar preferência:

Þ   Vísceras: fígado, rim, coração, moela, língua de vaca;
Þ   Carne bovina, aves, peixe, feijão preto, ervilha, lentilha, grão de bico, quiabo, jiló, inhame, aveia, jenipapo, figo, ameixa, uva passa, açúcar mascavo, melado, banana passa, açaí.
Þ   Alimentos ricos em ferro junto a alimentos ricos em vitamina C como: limão, laranja, caju, acerola, abacaxi, tangerina, morango, em forma de suco, às principais refeições ou regue os alimentos ricos em ferro com gotas de limão.
Þ    Alimentos ricos em vitamina A: couve, agrião, bertalha, almeirão, cenoura, abóbora, manga e mamão, pois participam d hematopooiese.
Þ   Alimentos ricos em vitamina B12: peixe, fígado e carne bovina, pois participam d hematopooiese.
Þ   Alimentos ricos em ácido fólico: feijão, banana, abacaxi, laranja, lentilha e abóbora, pois participam d hematopooiese.
Þ   Alimentos ricos em riboflavina: fígado, abacate, brócolis e fubá, pois participam d hematopooiese.
Þ   Alimentos ricos em outros ácidos orgânicos: maça (ácido málico) e limão ( ácido cítrico).
Þ   Desprezar a água de remolho do feijão.





Evitar:

Þ   Alimentos ricos em fitatos: farelo de trigo, farelo de aveia e excesso de cereais integrais.
Þ   Alimentos ricos em oxalatos: espinafre, beterraba, farelo de trigo, nozes, chá preto, chocolate e cacau.
Þ   Leite de soja, proteína vegetal texturizada, tofu (queijo de soja) e missô (pasta de soja).
Þ   Alimentos ricos em fosfatos: leite, queijo, gema de ovo, levedo de cerveja, sementes de abóbora, gérmen de trigo, castanha do Pará, amendoim e leite de soja.
Þ   Alimentos ricos em ferro junto a alimentos ricos em cálcio (leite e derivados).
Þ   Chá preto, chá mate, café, álcool, refrigerante do tipo cola nas refeições.



Colunista: Lucimeire Santos

Nutricionista CRN 5 5004.

Comentários