São Félix: Prefeito Eduardo Macêdo e comitiva participam de convenção que homologa candidatura de Rui Costa


IMG-20140627-WA0001_resized_1
Aos cantos de “É Rui aqui e Dilma lá”, começou na manhã desta sexta-feira a convenção estadual do PT na Bahia. A presidente Dilma Rousseff subiu o palco de mãos dadas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do atual governador da Bahia, Jaques Wagner.

O prefeito de São Félix, no recôncavo baiano, Eduardo José de Macedo Júnior, Duda Macedo (PSB), participa junto com a sua comitiva da Convenção Estadual do PT, que lança a candidatura de Rui Costa, ex-secretário da Casa Civil de Wagner, a governador. O vice na chapa será João Leão do PP e ao Senado será lançado Otto Alencar, do PSD.
Rui Costa se referiu ao grande número de pessoas, presente ao Parque de Exposições – mais de 15 mil, segundo cálculos feitos pelo deputado Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa; ou 30 mil de acordo com o PT. “Está cheio do lado de dentro e lá fora há uma multidão que não conseguiu entrar.” O candidato do PT disse que “a militância foi por amor”.
João Leão (PP), candidato a vice-governador, fez um discurso em que falou de Rui Costa como uma das grandes figuras que encontrou, destacando a construção da Ferrovia Oeste-Leste.
Convenção PT21
Corrupção e economia
Presente à convenção, o ex-presidente Lula defendeu a moralização da política e uma reforma capaz de segundo ele devolver o crédito perdido. Para ele, a política se tornou “uma coisa vergonhosa” aos olhos do povo. Mas considera ter havido avanços nas áreas solcial e econômica. “A gente andava de pau-de-arara. Agora anda de avião.”
Lula disse que a economia de hoje é melhor que a de 12 anos atrás e afirmou que o País cresceu comandado “por um metalúrgico e uma mulher”. Segundo ele, seu primeiro legado foi fazer o País andar de cabeça erguida. E voltou a culpar a imprensa. “A juventude brasileira não tem informação correta porque as coisas boas que acontecem neste país a gente não vê na TV.”
E sobre a corrupção, também culpou a mídia. “Antes do PT corrupção não aparecia nos jornais por que eles jogavam para debaixo do tapete.”
Ele considera que a Petrobras está fortalecida e que se a imagem da companhia encontra-se arranhada isso também se deve aos jornalistas. “Dilma fez o que 98% dos brasileiros querem que ela faça: ela fortaleceu a Petrobras. Não saiu na imprensa.”
O ex-presidente disse que o Brasil só está crescendo menos do que a China. Na verdade, enquanto se espera um crescimento de 7,5% para a China, em 2014, de 5% para os países emergentes, 3,5% para a média mundial e 2,5% para a América Latina, o Brasil deve crescer apenas 1,6%, de acordo com a última projeção feita pelo Banco Central.
E, ao criticar os que apontam o desempenho considerado frustrante da economia, Lula acabou dando munição aos seus opositores. De acordo com ele, o mercado financeiro nunca ganhou tanto dinheiro quanto durante o governo do PT. “O tal de mercado nunca ganhou tanto dinheiro quanto ganhou agora. Falta bom senso pra falar das conquistas do Brasil.”
Rui Costa
O candidato do PT ao governo da Bahia, Rui Costa, citou obras feitas pelo governador Jaques Wagner, segundo ele quem mais fez investimentos em abastecimento de água. Ele também se referiu à gestão da presidente Dilma Rousseff e previu que ela terá “mais de 3 milhões de votos na eleição”.
Rui comparou a convenção do partido com a realizada pela oposição na Bahia. “Eles escolheram um lugar para mil pessoas, porque não têm nossos militantes. Nós tivemos que escolher um parque gigantesco e não o suficiente”, afirmou, pedindo desculpas às pessoas que não conseguiram entrar”.
O candidato petista respondeu aos críticos da pequena extensão do metrô de Salvador, inaugurado este mês. “Quanto aos 7,5 Km iniciais, eu respondo: a cada quatro ou cinco meses um estação será inaugurada e teremos mais de 41 quilômetros de metrô”.
Rui chamou a família para o palco e chorou ao falar da infância, segundo ele “sofrida”.
*Com informações da Tribuna da Bahia

Comentários