Pneu Forte convida imprensa local para mostrar o processo e suas etapas durante a reforma de pneus



A distribuidora de borrachas Vipal, juntamente com a sua afiliada Pneu Forte, realizou na manhã desta última quinta-feira (29) uma apresentação do processo de restauração de pneus de forma sustentável com garantia e segurança aos seus clientes. Na oportunidade os jornalistas acompanharam todo o processo e tiraram dúvidas sobre a durabilidade deste tipo de serviço. 



Durante a visita, os jornalistas conheceram todas as etapas de transformação da borracha em materiais para reforma de pneus, como as bandas pré-moldadas. O processo produtivo dos pneus novos de motocicleta, além da moderna infraestrutura de laboratórios também foram apresentados.
Para que tivessem a informação exata de como se dá a reforma de pneus, um grupo foi encaminhado para a Pneu Forte, reformadora autorizada Vipal localizada as margens da BR-101 em Santo Antônio de Jesus. O consultor de negócios da Vipal, Ederson Giachini, explicou e mostrou o passo a passo de todo o processo.

Um pneu pode ser recapado até três vezes, dependendo dos cuidados na utilização. Segundo um dos engenheiros que acompanhava os visitantes, a durabilidade de um pneu recapado chega a ser maior que a do pneu novo, dependo da banda que for aplicada.
O  trabalho de restauração de pneus também contribui com o meio ambiente, já que reaproveita o pneu, que seria descartado pelo caminhoneiro, disse um dos engenheiros de produção.


Ainda segundo um dos gerentes de produção nos explicou que após a limpeza, o pneu passa por um teste para saber se é possível recapá-lo. Depois é feita a raspagem da carcaça do pneu. O próximo passo é retirar todos os danos causados por pedras e pregos. O pneu recebe um processo químico para devolver a durabilidade da carcaça. A banda de rodagem é colocada em seguida, depois vai para o processo de vulcanização. Segundo informações passadas aos visitantes, o pneu passa por um teste de qualidade. Se não for aprovado, o mesmo volta a fazer todos os procedimentos novamente.



O que mais chamou a atenção é que todo o processo de recapagem do pneu é bastante higiênico. O pneu usado passa por uma limpeza antes de entrar no processo, não é colocado hora alguma no chão, até que o serviço termine. 






A representante da empresa, Juliana Antoniolli, responsável pela comunicação corporativa da Vipal, acompanhou os visitantes durante a visita a Pneu Forte. Ela contou um pouco sobre a história da Vipal, uma empresa que nasceu há 40 anos em Nova Prata, no Rio Grande do Sul, quando um empresário de 50 anos, proprietário de posto de combustíveis e borracharia, percebeu que poderia fabricar os materiais de conserto do pneu, já que na época vinham da Alemanha. Atualmente, a Vipal fabrica mais de cinco mil itens de consertos e reforma de pneus. A empresa também possui mais de 250 representantes em todo o país, além de ser conhecida internacionalmente no setor.



a imprensa acompanhar as etapas de reforma de pneus, uma coletiva foi realizada na qual os membros tanto da Vipal quanto da sua afiliada, Pneu Forte, responderam a questionamentos diversos tirando qualquer dúvida em relação a recapagem de pneus.
Com informações de Forte no Recôncavo/fotos: Cleber Ceará

Comentários