Governador Mangabeira: Milhares de pessoas se reúnem para protestar contra construção de Termoelétrica

Cerca de 2 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar, se reuniram na tarde deste sexta-feira, 28, no centro da cidade de Governador Mangabeira, para protestar contra a construção de uma Usina Termoelétrica que pode afetar a vida de milhares de pessoas, de toda a região do Recôncavo. Recentemente uma usina seria instalada em Sapeaçu, mas após pressão e mobilização popular intensa, as obras foram suspensas, e uma outra está sendo construída em Mangabeira.
Uma Termoelétrica contribui para o aquecimento global, através do efeito estufa e da chuva ácida, que pode prejudicar centenas de agricultores do recôncavo. Além do mais, a queima do gás natural lança na atmosfera grandes quantidades de oxidantes e redutores, que ao entrar em contato com o ser humano, pode acarretar doenças respiratórias e até mesmo o câncer.

Manifestantes seguiram pela BR 101 rumo ao centro da cidade
Os moradores estavam revoltados com a situação, e seguiram pelas ruas da cidade até a entrada da localidade de Mangueiraonde será construída a Usina. Chegando lá, vândalos tentaram quebrar equipamentos da construção e linchar trabalhadores, mas foram controlados pela Policia Militar e Policia Rodoviária Federal, que acompanhou todo o trajeto de retorno para a cidade, via BR 101.

Helicoptero da Polícia Rodoviária Federal marcou presença na manifestação
O clima de indignação era geral. Com a construção da Usina Termoelétrica, além dos malefícios para saúde e agricultura, o setor imobiliário também sofreria duras mudanças. Com terras possivelmente improdutivas, em um período muito curto de tempo, a região passará por uma intensa desvalorização do seu território rural.
Fonte: Mídia Recôncavo


Comentários