A AUSÊNCIA DAS FOGUEIRAS, É O CONJUNTO DA OBRA OU FIM DA TRADIÇÃO? Por Augusto Lopes
Mais uma vez me solicitam perguntar: O que está levando ao fim as FOGUEIRAS JUNINAS, O CONJUNTO DA OBRA ou é FIM DE TRADIÇÃO? Olha, fim de tradição, acho que não é pois algumas poucas pessoas ainda mantém as fogueiras. Na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré no CAJÁ todos os anos, como nesse ano, foram armadas as tradicionais fogueiras. Acho que é mais o conjunto da obra. Me perguntariam: Por que: Pelo seguinte: Presença de muitos carros, da cidade e de visitantes, embandeiramento e iluminação dos bairros, que ficam correndo o risco de incêndio, a triplicação de pessoas transitando na cidade, risco de fagulha na rede elétrica, dentre outros motivos. Então, juntando todos esses itens, poderíamos dizer que é o CONJUNTO DA OBRA. Restaríamos saber se todos esses itens fossem hipoteticamente sanados, se as fogueiras voltariam mas isso é impossível pois as marcas do progresso são uma realidade e não uma ficção.
Inclusive já que estamos falando de fogueiras, o nosso amigo e titular desse blog www.juracireboucas.com o Repórter Juraci Rebouças, anda também meio triste com a tradição das fogueiras pois o mesmo, sempre valorizou essa tradição, onde até já se deslocou da sua residências para bairros periféricos de Maragojipe e até para Zona Rural para fotografar fogueiras gigantes, que inclusive faziam parte de concursos das maiores fogueiras e o mesmo lamenta que nem mesmo em sua Rua a tradição é mantida, onde nesse São João só foi armada três fogueiras.
Fica dado o recado e o lamento: VAMOS MANTER VIVA AS FOGUEIRAS EM NOSSAS MENTES E NOSSOS CORAÇÕES!
AUGUSTO LOPES
SIMPLESMENTE CIDADÃO
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, não refletindo a opinião da equipe deste blog. Todos os comentários serão moderados pela direção deste blog, sendo que os mesmos deverão ser identificados para serem aceitos, seja qual for o seu teor.