A TRADIÇÃO DOS BÚZIOS AINDA PERSISTE EM MARAGOJIPE. CONFIRA

Foto by Juraci rebouças
Blog de Juraci Rebouças
  
      A dias, mas  certamente  no domingo passado,  estávamos conversando sobre a tradição dos BÚZIOS em Maragojipe. Para os mais  novos, os BÚZIOS já estiveram em evidência em nossa terra, como se fosse um MODISMO, uma prática que  na verdade era desenvolvida por  esse  instrumento de  trabalho e  que pensávamos estava em decadência total  mas  por  essa postagem  iremos constatar que é  ledo engano.

      A  conversa rendeu e  o REPÓRTER FURÃO, resolveu sair  pelos pontos da cidade à  cata  dos BÚZIOS, que anunciavam a venda  de  produtos do MAR a tempos  passados. Porém o REPÓRTER, FURÃO encontrou um jovem por nome de,  VANDO DO PEIXE (Cabeção), que estava  a  soprar o  seu BÚZIO  anunciando a sua mercadoria, O PESCADO. A venda  do peixe pego  nas  redes  dos pescadores e  que são comercializados  no dia a dia do nosso Município.

     Curioso é  que  esses  BÚZIOS são soprados  pelos  vendedores de  peixe  e  tem os toques, as  notas  para cada tipo de  produto. Afirma-se  que , quem conhece da matéria, sabe  discernir, pelo sopro do BÚZIO, pelo som que  é  emitido, sabe-se  o tipo de peixe  que  o vendedor  traz.  

     Em  conversa  com  o soprador  de  BÚZIOS, o nosso repórter  notou  que  o mesmo tem prazer  em tocar o seu instrumento de  trabalho  e  ficou bastante  alegre e satisfeito  por ter  alguém em Maragojipe  que  ainda  se  preocupa  com esse  tipo de  prática, que  é  a  manipulação sonora dos  BÚZIOS.

     É  isso  aí, é  o repórter  furão e sua equipe  contando  também um pouco da  história tradicional de  nossa terra.










   
                            














   TONY GUTO - NOVO COLUNISTA  DO BLOG
  Fotos e reportagem de Juraci Rebouças
  Copie na íntegra e cite a fonte.

Comentários