Cerca de 10 mil PMs decidem por greve na Bahia, diz sindicato


Assembleia foi realizada na tarde desta terça-feira (31), em Salvador.

'Já liguei para os meus familiares não saírem de casa', afirma sargento.

Do G1 BA
Comente agora

Representantes sindicais da Polícia Militar da Bahia decidiram decretar início de greve após assembleia realizada na tarde desta terça-feira (31), no Ginásio dos Bancários, localizado nos Aflitos, em Salvador. A assessoria da PM-BA diz que a corporação trabalha normalmente.
De acordo com o sargento Fabio Britto, diretor jurídico do sindicato, 10 mil policiais participaram da assembleia e votaram favoráveis à greve. Eles se dirigem ao Centro Administrativo da Bahia (CAB), na Avenida Paralela, por volta das 19h, onde pretendem negociar com o vice-governador Otto Alencar, já que Jaques Wagner está em Cuba com a presidente Dilma Rousseff. 
"Só saímos de lá após conversa com o vice governador. Se não, iremos morar no CAB. Infelizmente Salvador vai ficar à mercê. Já liguei para os meus familiares não saírem de casa. A adesão é total. População está à deriva mesmo", disse ao G1.
De acordo com ele, a reivindicação exige o cumprimento do pagamento da Gratificação por Atividade de Polícia (GAP) IV e V, que iriam compor a remuneração dos policiais, chamada de soldo, além de regulamentação do pagamento de auxílio acidente, periculosidade e insalubridade.
Atualmente, explica o sargento, eles ganham o salário base, equivalente ao preço do mínimo,  e a Gap III, que somam mensalmente cerca de R$ 2.300 ao salário bruto. "Também pedimos o cumprimento das leis 12.505 e da 12.191, sancionada por Dilma e Lula, respectivamente, que falam sobre a anistia dos policiais punidos que lutaram por melhorias salariais entre 1997 e 2001 e que não estão sendo cumpridas pelo governo do estado", comenta.
Uma agente de polícia, que não quis se identificar, trabalha no momento na Companhia Independente  da Polícia Militar (CIPM), diz que espera o aval do sindicato para acatar a mobilização. "O governador sabia da assembleia, mas foi para Cuba, sinal de que não se importa em ter a cidade vazia", afirma.

http://www.juracireboucas.com/

Comentários