Um dia depois de completar 66 anos, Lula é diagnosticado com câncer na laringe e iniciará quimioterapia por três meses - chance de cura é de 90%; presidente Dilma emite nota oficial

O ex-presidente Lula realizou exames, hoje, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi diagnosticado um tumor na laringe. Segundo o hospital, após avaliação multidisciplinar, foi confirmado o tumor (entre 2 e 3 cm) e definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciada nos próximos dias. Lula, que anteontem completou 66 anos de idade e comemorou com um bolo discreto no instituto que tem o seu nome, hoje está internado no hospital. "O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial", diz nota do Hospital Sírio-Libanês. Lula estava apresentando rouquidão acima do normal, o que o levou a fazer os exames e detectar o tumor. O oncologista do Hospital Sírio Libanês e médico do ex-presidente, Artur Katz, informou que o tumor é localizado, o que significa que ele não se espalha pelo organismo. Disse ainda que o tratamento começa na semana que vem com sessões de quimioterapia e deve durar cerca de três meses.
EXCELENTE
Lula, ex-fumante de cigarrilhas, reclamava de rouquidão há alguns semanas. Depois dos exames, ontem e hoje, foi decidido pela equipe de especialistas de várias áreas o tratamento inicial com quimioterapia para preservar a laringe. "O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial", reforçou o Hospital Sirio-Libanês. O oncologista Artur Katz adiantou que o estado de Lula é "muito bom". "Ele está em ótimo estado geral." O tumor - "não muito grande" - ficou evidenciado nos exames de hoje cedo. "Deseja-se que ele possa levar uma vida normal em quantidade e qualidade, após o tratamento". A quimioterapia foi preferida à cirurgia, "para preservar as funções da laringe". Uma das prováveis causas do câncer de laringe é o fumo, mas existem também causas virais. "As chances de cura são excelentes", completou o especialista. A quimioterapia provavelmente será aplicada no apartamento do ex-presidente - revelou uma fonte médica. Lula deverá deixar o hospital ainda hoje. Cânceres de laringe, quando descobertos precocemente, têm 90% de chances de cura.
NOTA
A Presidência da República emitiu a seguinte nota oficial: "Em meu nome e de todos os integrantes do governo, junto-me neste momento ao carinho e à torcida de todo o povo brasileiro pela rápida recuperação do presidente Lula. Graças aos exames preventivos, a descoberta do tumor foi feita em estágio que permite seu tratamento e cura. Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do Hospital Sírio Libanês, que me levou à recuperação total. Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula. O presidente Lula é um líder, um símbolo e um exemplo para todos nós. Tenho certeza de que, com sua força, determinação e capacidade de superação de adversidades de todo o tipo, vai vencer mais esse desafio. Contará também, para isso, com o apoio e a força de D.Mariza. Como Presidenta da República e ex-ministra do presidente Lula, mas, sobretudo, como sua amiga, companheira, irmã e admiradora, estarei a seu lado com meu apoio e amizade para acompanhar a superação de mais esse obstáculo."

Comentários