CRUZ DAS ALMAS BAHIA
II Conferência de Cultura debateu a implantação do Plano Municipal do setor

Aconteceu nesta segunda e terça-feira (26 e 27/9) a II Conferência Municipal da Cultura. O evento debateu o tema Planejar é Preciso: Consolidação dos Planos de Cultura, a implantação do Plano Municipal de Cultura e elegeu quatro delegados para a Conferência Territorial.

A abertura da Conferência aconteceu na segunda-feira, na Casa de Cultura Galeno d’Avelírio. Na mesa de abertura, o representante da sociedade civil, Jaylson Araújo, falou sobre as oportunidades dadas pelo governo para a cultura. “Em Cruz das Almas, a cultura tem se desenvolvido, pois o governo municipal dá oportunidades aos artistas locais demonstrar seus talentos”.

A diretora da Fundação Galeno d’Avelírio, Maria das Graças Sena, falou sobre a importância que a conferência para a comunidade. “As conferências são instrumento legítimo para que a sociedade possa propor e sugerir propostas para o Plano Nacional de Cultura, além de valorizar a nossa cultura e a do país”.

Rosana Vieira, representante do Núcleo Gestor do Recôncavo, disse que o evento servirá para discutir sobre o que já foi realizado na área da cultura. “Nessa II Conferência vamos discutir o que foi feito na primeira conferência. É um momento de reflexão e reavaliação sobre o que foi feito em nossa cultura”.

A secretária de Educação, Ana Alice Teixeira, lembrou a relevância da participação popular nestes eventos. “Essas conferências constituem um momento importante, pois apresenta a fala de cada cidadão acerca das políticas que devem ser implementadas em seus municípios. Que esta conferência sirva para consolidar políticas culturais para o nosso município e também conduzir as propostas para a efetivação através dos delegados eleitos”. 

A representante territorial da Secretaria Estadual de Cultura (SECULT), Saliha Rachid, falou sobre o compromisso da Secretaria em elaboração do Plano Municipal de Cultura. “Esse Plano, depois de aprovado pela Câmara de Vereadores, se torna uma lei municipal, onde tem recurso que vai ser alocado para os diversos programas e projetos que o compõem”.

O vice-prefeito Valtércio Cerqueira, parabenizou a Secretaria pelo evento e falou sobre a necessidade da conferência para o município. “Que essa conferência traga a contribuições importantes para a cultura cruzalmense”.

Mário Araújo, secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, discorreu sobre a sistematização da cultura no Município. “A sistematização da cultura provém de um trabalho verticalizado entre o governo municipal, estadual e federal, para que os planos de cultura se tornem políticas de Estado”.

Na terça-feira (27/9), na Câmara de Vereadores, os participantes apresentaram 13 propostas de projetos para o Plano Municipal de Cultura e elegeram três delegados da sociedade civil e um do poder público para representar o Município na etapa Territorial de Cultura do Recôncavo, que acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, no CEAT (Colégio Estadual Alberto Torres), em Cruz das Almas.

ASCOM

Comentários