ARAPIRACA - ALAGOAS: RECICLANDO COM AMOR

domingo, 28 de agosto de 2011


Brasil tem potencial para reciclagem


O Brasil tem grande potencial para ampliar a reciclagem de resíduos sólidos como vidros, papel, embalagens, alumínio e outros materiais, segundo o diretor de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério da Costa.
O “caminho de volta” de baterias, eletroeletrônicos, embalagens, agrotóxicos, óleos lubrificantes e tudo o mais que possa prejudicar a saúde humana deve ser devolvido pelo consumidor ao comerciante, e deste até a origem para o devido encaminhamento à reciclagem.
Com isso, a responsabilidade atual de coleta, que é só do Poder Público municipal, passa a ser compartilhada com o fabricante, distribuidor, comerciante e usuário. Depois que o modelo for devidamente implantado, com previsão para agosto de 2014, o município será obrigado a fazer a coleta seletiva e mandar para o aterro sanitário só o que não for passível de reciclagem ou reutilização – o chamado rejeito.
A lei também cria a obrigatoriedade de o município se adequar à sistemática de coleta seletiva, pois determina que os municípios que não o fizerem, até agosto de 2014, deixarão de receber repasses de verbas do governo federal.
Essa obrigação aumenta os desafios para as pequenas e médias cidades que ainda usam lixões a céu aberto por não disporem de recursos financeiros nem capacidade técnica para a gestão adequada dos serviços.
extraído de http://www.correiodoestado.com.br





Resultados animadores do projeto nesta última semana.

      O projeto "Reciclando com Amor" a cada dia que passa vai tomando mais forma. Após a primeira semana trabalhando com 02 catadores que foram contratados a equipe, a partir da próxima semana o projeto terá 05 catadores trabalhando. Somados a estes, serão também admitidas 03 mulheres que estarão selecionando o material coletado.
       O volume de material desta última semana superou as expectativas. Foram cerca de 10 sacolões (conhecidos como "Berg") cheios de material reciclável. A tendência é que este número aumente para 20 nesta próxima semana.
       Até o momento, a maior contribuição social do projeto tem sido a inclusão dos catadores ao projeto, o que lhes dá uma certa segurança financeira, assim como uma dignidade maior em fazer o trabalho, tendo em vista eles "catam" uniformizados, identificados com crachás e sendo atendidos pelos moradores em suas portas.
       Com Primavera e Cacimbas já alcançadas, o projeto entrará nesta semana nos bairros de João Paulo II e São Luiz II. A equipe está muito comprometida com os resultados e objetivos do projeto. A comunidade também está muito satisfeita, assim como as empresas patrocinadoras e a prefeitura da cidade. Aguardem que teremos novidades nesta próxima semana.

terça-feira, 23 de agosto de 2011


Projeto incorpora catador a equipe.


Marcio: primeiro catador incorporado ao projeto.
Difícil definir a amplitude e os limites do projeto "Reciclando com Amor". Até que patamar este irá chegar não se pode mensurar. Fácil dizer até onde chegou até o momento. A 2ª etapa do projeto foi alcançada: admitir catadores. 

O primeiro catador admitido pelo projeto chama-se Márcio, e é catador a 5 anos. Outros 3 estarão começando a trabalhar no projeto amanhã.




Equipe de coleta em ação.

Isto mostra que o cunho social do projeto vai além da proteção ambiental. Há também como objetivo tornar um pouco mais digno o trabalho dos conhecidos "catadores". Costumeiramente se vê pelas ruas da cidade homens e mulheres que assumem esta profissão, catando todo tipo de material reciclado que encontram pelo caminho, assim como os que estão dentro das sacolas plásticas depositadas pelos moradores a fim de serem levadas pelo caminhão de lixo.


O projeto em sua 2ª etapa visa possibilitar uma maneira mais digna do trabalho de recolhimento do material reciclado. Vem a ser a coleta na própria casa, com a educação dos moradores para participarem do processo seletivo. O catador será conhecido a partir de agora como "coletor". O mesmo será uniformizado, cadastrado pelo entidade e assim, irá às portas das familias cadastradas a fim de receber o material. Uma maneira mais sociável de fazer o mesmo trabalho.


A Associação de Desenvolvimento Social de Arapiraca (ADSA) pretende organizar uma cooperativa de coletores, através da qual o material será destinado, e eles poderão vender os materiais coletados. Esta cooperativa também ofereça serviços de saúde e de inclusão social para eles e seus familiares.

Dona Telma (moradora da Primavera) com a parte da equipe: "Dar oportunidade aos catadores é algo muito importante para a comunidade", afirma.


segunda-feira, 22 de agosto de 2011


Um mês de projeto "Reciclando com Amor"

Ricardo fazendo a separação do material coletado.
Hoje, dia 22 de agosto faz 01 mês que o projeto "Reciclando com Amor" deu seu primeiro passo, com a formação do primeiro grupo de cadastradores. O que no ínicio parecia ser um imenso desafio, que seria alcançar cada casa do bairro da Primavera, em Arapiraca, tornou-se possível.
Hoje, já são cerca de 2500 famílias cadastradas para participarem do projeto. Muitas já estão praticando a seleção do lixo em suas residências. O que era um plano tornou-se realidade.

O projeto em passos:
1 - Cadastramento de uma zona populacional. Um bairro ou parte dele. Cada família é visitada, conscientizada e convidada a participar do projeto com a seleção de seu lixo residencial.

2- Coleta seletiva sendo feita de casa em casa.

3 - Separação do material adquirido por matéria-prima.

4 - Envio para unidades de reciclagem.

Estes são os passos dados até o momento. Ainda se deseja alcançar: 
1 - Publicação de um jornal mensal para divulgação do projeto e empresas parceiras.
2 - Formação de uma Cooperativa de Catadores, dando-lhes mais dignidade para a realização do trabalho.
3 - Construção de um pólo de Reciclagem em Arapiraca.

Aguarde e acompanhe o crescimento deste fantástico projeto.

domingo, 14 de agosto de 2011


Novas oportunidades para jovens!

Equipe de efetivos e estagiários antes do início do trabalho.
O projeto Reciclando com Amor vem crescendo rapidamente! Foram abertas na última segunda-feira, 15 vagas para jovens estagiários, envolverem-se com o projeto, sob a perspectiva de nos próximos 30 dias, alguns deles serem efetivados. O projeto vem crescendo bastante e rapidamente. O alvo, que a principio era de até o final de setembro alcançar cada casa do bairro da Primavera, foi adiantado para a esta semana.
A partir da semana que vem, os cadastradores serão divididos em 03 grupos:

O primeiro terá a incumbência de manter a coleta seletiva no bairro da Primavera.

O segundo, deverá em no máximo 02 semanas, alcançar os bairros de São Luiz 2 e João Paulo segundo.

Simultaneamente, o terceiro grupo está sendo desafiado em no mesmo periodo, alcançar o bairro do Manoel Teles e do Baixão!

Contudo, como os desafios ainda existem, já estão sendo abertas mais 10 vagas para estagiários, que desejem engajar-se no projeto, que deverá até o final do mês, desbravar também os bairros de Cacimbas 1 e 2, Verdes Campos, Guaribas e Olho d´Água dos Cazuzinhos.

Caso se interesse em pleitear um vaga no projeto, entre em contato com o telefone (82) 3530-6002.

sábado, 6 de agosto de 2011


A 1ª Fase do Projeto Começou

No último dia 26 de julho, terça-feira, deu-se inicio efetivamente a 1ª fase do projeto "Reciclando com Amor". Este momento foi histórico, tendo em vista a perspectiva quanto ao crescimento e abrangência do mesmo no futuro é muito otimista.

A fase inicial contou com o cadastramento e a conscientização dos primeiros moradores. As ruas escolhidas foram a Agapito Magalhães e a Francisco Cavalcante, a partir de seu inicio na linha do trem, no bairro da Primavera.

A equipe pioneira é composta pelo idealizador do projeto, Carlos, pelo coordenador geral, Mário Henrique, e por 05 jovens, que assumem a função de cadastradores, a saber: Jackelayne, Elson, Lopes, Taciane e Emily.

Cadastradora Taciane visitando moradora da Primavera


Foram alcançados no final da manhã cerca de 80 residencias, o que foi um resultado animador.

O trabalho continuou até a quarta-feira, dia 03 de agosto, quando foi feita a primeira coleta. Na verdade, o trabalho do cadastramento não tem limite, tendo em vista o alvo é alcançar toda a Arapiraca, além de cidades circunvizinhas.

Mais detalhes sobre a 1ª coleta, na próxima matéria. 

http://www.juracirebouças.blogspot.com/

Comentários