QUEIMA DE FOGUEIRA GIGANTE REÚNE CERCA DE 20 MIL PESSOAS EM JATEI, MS

 

Do G1 MS
A maior fogueira de Mato Grosso do Sul foi queimada na madrugada deste domingo (26) em Jateí, a 260 quilômetros de Campo Grande. O prefeito do município, Arilson Nascimento Targino (PMDB), disse que eram esperadas mais de 30 mil pessoas para o evento, mas por conta da queda brusca de temperatura em todo o estado, cerca de 20 mil compareceram ao evento.
A queima começou à 0h40 no Parque Municipal e faz parte da tradicional Festa da Fogueira, que há 34 anos é realizada sem interrupção em Jateí. A festa é realizada em homenagem a São Pedro, padroeiro da cidade, e conta com comidas típicas, danças e show pirotécnico. No momento da queima, os fogos duraram cerca de 25 minutos.
A fogueira tem 55 metros de altura e demorou 25 dias para ser levantada. Ao todo nove pessoas trabalharam na construção do símbolo das festas juninas. Na estrutura foram utilizadas toras de eucalipto verde para que a estrutura não fosse queimada completamente e possa ser utilizada como 'árvore' de Natal em dezembro.
Disputa
Desde 2004 existe uma disputa entre as cidade de São João (PR) e Jateí, elas disputam o título de maior fogueira do Brasil. Em 2010 a maior construção foi do estado do Paraná com 62,2 metros de altura.
Queima de fogueira gigante em Jateí - Mato Grosso do Sul 2 (Foto: Divulgação/Prefeitura)Fogueira em Jateí tem 55 metros e demorou 25 dias para ser construída (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Comentários