SONO DE CONTROLADOR,FALHAS DE COMUNICAÇÃO E RÁDIO PIRATA QUASE CAUSARAM ACIDENTES COM AVIÕES EM BEASILIA

Relatórios obtidos pela revista “Veja” detalham 24 situações de risco na região de Brasília apenas em 2010 (a maioria em dezembro). Há documentos que mostram aeronaves desobedecendo os controlares de voo, interferência de rádios piratas e falhas de comunicação. Uma das aproximações perigosas ocorreu em 11 de dezembro entre um jato da TAM e uma pequena aeronave. Em sua defesa, o controlador justificou o lapso: “Dormi muito pouco a noite anterior, em decorrência de problemas com insônia devido à alta carga de trabalho. O meu sono está totalmente desregulado. Raramente consigo dormir quatro horas seguidas”. Em uma quase-colisão registrada três dias antes, o supervisor conta que duas aeronaves, uma da TAM e uma da Azul, iniciaram um processo de descida simultaneamente. O comandante da primeira aeronave não respondia. A separação mínima chegou a 300 metros – o que, para uma aeronave que chega a 800 km por hora, significa pouco mais do que um segundo. Em 15 de dezembro, outro incidente envolveu um voo da TAM e um jato da Força Aérea, geralmente usado pela Presidência da República. Dessa vez, o funcionário alega que o avião da TAM desobedeceu seus comandos.
PIRATA
A Veja relata: "A interferência de uma rádio pirata também causou uma aproximação perigosa entre um voo da American Airlines e um da TAM, em 30 de novembro. A baixa qualidade da comunicação entre a torre e a aeronave da companhia brasileira gerou um mal-entendido e, consequentemente, a quase-colisão.As situações, é bom ressaltar, ocorreram no espaço aéreo da capital do país, onde fica a própria sede da Força Aérea Brasileira."      

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