FALHA TÉCNICA PROVOCOU DECISÕES QUE CAUSARAM QUEDA DO AVIÃO - CONFIRMA RELATÓRIO

Uma falha técnica, combinada às decisões dos pilotos, esteve na origem do acidente do voo Rio-Paris, ocorrido em 31 de maio de 2009, no Oceano Atlântico. A confirmação foi feita pelo relatório preliminar sobre o conteúdo das caixas-pretas do Airbus, revelado hoje, em Paris. O documento mostrou que houve incoerências nas velocidades medidas do avião. Após entrar em uma zona de turbulência, os pilotos foram confrontados a duas velocidades diferentes do avião durante pouco menos de um minuto, uma delas indicando uma perda brutal da velocidade. Cerca de dois minutos após o início dos problemas, o Airbus, que estava a uma altitude de 35 mil pés (cerca de 10 mil metros), começou a cair a uma velocidade vertical de 10 mil pés (3 mil metros) por minuto. A aeronave também começou a oscilar. Segundo o relatório, durante cerca de quatro minutos, os pilotos tentaram, através dos comandos do avião, reverter a queda. Após o desligamento do piloto automático, o Airbus chegou a subir a 38 mil pés (11,5 mil metros), até que o alarme de perda da altitude disparou e o avião começou a cair.

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