MARAGOJIPE- BA: POESIA EM DESTAQUE, LAMENTO DO VELHO CHICO

      
Antonia Marina dos Santos Calheiros nasceu em Capanema (vila/Guaí) Maragojipe-Ba, zona rural, no dia 27 da agosto de 1969. Reside na Avenida Saldanha, 25, (Bairro Caijá) filha de luiz Brito Calheiros, aposentado, e de Francisca Gonçalves dos Santos Calheiros, marisqueira. É a quarta entre as 13 irmãos.

Em 1969, formou-se em Magistério; em 2002, em Formação Geral, sempre no colégio Estadual Gerhard Meyer Suerdieck... Atualmente cursa o segundo semestre de Lincenciatura em História na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), de Santo Amaro-Ba, além de lecionar na escola Juvenil de Oliveira.

Seu gosto pela literatura, em especial a de cordel, brotou desde criança, quando todas as noites seus pais contavam histórias infantis,  Eram comuns  as reuniões para recitar poemas. Menino de Rua foi o seu primeiro trabalho.

Antonia Marina desde Criança já produzia contos infantis. Hoje 36 anos, escreve  abordando os mais diversos temas. Tem verdadeiro dom artístico, que herdou do seu avô, Guilherme Gonçalves, famoso repentista e trovador. Foi a segunda vez em que participou de um concurso literário. Tem um livro pronto sonha em publicálo. É fã de Castro Alves.

LAMENTO DO VELHO CHICO

Um dia fui poderoso
Cheio de vida e esplendor
Pensei que sempre seria assim
E nunca acabaria o meu vigor
Mas, como todo nordestino
Me transformei um sofredor

Os primeiros ribeirinhos
Não me saem da memória
Navegam em águas límpidas
Nos seus dias de glória
Em minhas águas vinham se banhar
E sua sede saciar
 A este povo só dei vitória

Se o homem não me poluisse
E eu tivesse água suficiente
Eu poderia ser dividido
E descer em corrente
Iria do norte ao nordeste
Acabando com seca e peste
Matando a fome dessa gente
]
                                                

Comentários