POESIA EM DESTAQUE

   

                                                                        NAIARA JACQUES ALMEIDA


         Naiara Marqes Almeida nasceu em 28 de julho de 1985,na rua Visconde de Macaé, 29, (Rua do Armazém), Maragojipe, onde reside até hoje. Filha caçula de Arnaldo Santos Almeida, policial , e de Catarina Ferreira Jaques, professora, formou-se em 2003, em Formação Geral no Colégio Centro Educacional Simões filho. aos 12 anos, compôs seu primeiro poema, Meu Mundo Infantil. Participou e venceu um concurso intercolegial de poesias com o poema 27 de Outubro , Sonhos.
          Naiara tem veias artísticas. Sua família é recheada de grandes poetas como, por exemplo. Gustavo Jaques, bisavô, Benedito Jaques, avô, e Bartolomeu Jaques, tio Avô. Mostra ser taxativa e altamente incisiva em seus escritos sem se afastar, é lógico da sutileza, uma das suas principais características. Tem Vinicius de Moraes e Cecilia Meireles como  principais ídolos.
          É fanatica por sonetos.

                   BRASIL DE TODOS AS CORES

          Terra de índio? - Acho que não.
           De branco ou de negro? - que confusão!
           Melhor dizer:
           - Brasil da miscigeração.

           Fito meus olhos no verde dessas matas virginais...
           E nesas matas eu vejo nosos belos animais...
           Qual a cor desse país? - Não descobrirei jamais!

           O rítimo nessa terra vai do norte até o sul...
           O carnaval é da Bahia!
           O forró de Caruaru.

           Brasil de Cristo ou Oxalá?
           De Santo Antônio ou Iemanjá?
           Freud pode me explicar?

           Brasil de mesas fartas e barrigas vazias...
           Onde crianças inocentes morrem todos os dias!
           Brasil de corupção!
           Os filhos do teu solo anseiam por solução!

           Brasil!
           As duas faces da moeda...
           Desigualdade e beleza.
           Tudo Natural...
           Tudo pode acontecer nesse país tropical!
            Meu lugar preferido!
            Minha casa meu lar!
            País de dores e amores...
            Meu Brasil de todas as cores!



     


          
         



Comentários

  1. Parabéns pelo lindo soneto, pessoas como essa jovem mereçe um futuro promissor, ser vista com mais cuidado pelos poderes constituídos, ajudada culturalmente para que possa mostrar a sua obra com mais profusão. Nesta terra de tantas festas, de tantas tradições, de tantos eventos culturais, porque não projeta pessoas como essa jovem? Fica a pergunta no ar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, não refletindo a opinião da equipe deste blog. Todos os comentários serão moderados pela direção deste blog, sendo que os mesmos deverão ser identificados para serem aceitos, seja qual for o seu teor.