Julho terá chuva de meteoros e Lua dos Cervos

 

                                                 Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Conhecida como "Buck Moon" - ou Lua dos Cervos, a Lua cheia de julho, que também é a terceira Superlua do ano, será um dos principais eventos astronômicos deste mês, que

tem uma agenda cheia de eventos para os entusiastas da observação.

O inverno deste ano, iniciado em 21 de junho, é a época mais propícia para observações astronômicas. Isso porque, com a queda da umidade atmosférica, os céus sem nuvens e as noites mais longas facilitam a captação de luzes estelares.

Já neste começo do mês, nesta segunda-feira (4), a Terra estará posicionada em afélio, que é o ponto da órbita em que se registra a maior distância possível do Sol. Por sua vez, a Lua dos Cervos inicia seu ciclo na quarta-feira (6), quando entra na fase de quarto-crescente. Já o perigeu, fase em que o satélite natural está mais próximo da Terra e que caracteriza a Superlua, ocorrerá em 13 de julho, dia em que o fenômeno atinge o ápice.

Lua dos Cervos

O nome "Lua dos Cervos" é creditado ao ciclo de crescimento anual dos chifres de cervos machos, que tipicamente caem em janeiro ou fevereiro e atingem o ápice do crescimento em julho, para quem possam estar totalmente formados durante a temporada de acasalamento, que vai de setembro a dezembro.

Chuva de meteoros

Julho contará ainda com a Delta Aquáridas Austrais, chuva de meteoros que poderá ser observada da última semana do mês até meados de agosto. Durante o fenômeno, será possível observar os rastros deixados pelos agrupamentos de cometas Marsden e Kracht.

O evento poderá começar entre 12 e 14 de julho, e atingir o ápice nos dias 28 a 29. Como não há restrições de observação para o Brasil, moradores de todas as regiões poderão observar o show de luzes no céu noturno.

Além das observações, o mês também reserva eventos astronômicos para aqueles que possuem crenças relacionadas ao posicionamento dos astros. Saturno, Júpiter, Mercúrio, Marte e Vênus terão conjunções lunares que poderão ser observadas no céu da manhã. 

Calendário

De acordo com o calendário da Nasa: Saturno e Lua, poderão ser observados no dia 15 de julho, enquanto Júpiter e Lua poderão ser observados em 18 de julho. Já no dia 21, será a vez de Marte e Lua poderem ser observados pela manha, enquanto no dia 26, será Vênus e Lua. Fechando o ciclo de observação, temos Mercúrio e Lua, no dia 29.

*Com informações da Agência Brasil 

Comentários